Sexo aos 50 anos? Por que tantas mulheres consideram esta a melhor fase?

Mulheres aos 50 anos se sentem mais seguras sexualmente – Foto: Pexels/ND

Na contemporaneidade, mulheres de 50 anos desfrutam do sexo de maneira mais saudável, aberta e autônoma

CAROLINA FREITAS,FLORIANÓPOLIS

As vivências da sexualidade, independentemente da idade, oferecem a oportunidade de realização pessoal, revelando comunicação, intimidade e cumplicidade, enquanto enriquecem as interações humanas. Assim, afirmar que o sexo aos 50 anos é parte integrante desse panorama é reconhecer a contínua importância e plenitude que essa dimensão da vida pode oferecer ao longo do tempo.

É claro que o contexto sociocultural no qual a pessoa está imersa pressupõe comportamentos específicos, que variam ao longo do tempo, seguindo os modelos sociais predominantes. Dessa forma, na contemporaneidade, testemunhamos mulheres de 50 anos desfrutando de uma vida sexual ativa e saudável.

A afirmação de que muitas mulheres se consideram mais plenas sexualmente aos 50 anos se baseia em meus atendimentos clínicos e no portal Sexo Sem Dúvida.

Além disso, respaldo essa percepção por meio de estudos científicos que abordam a saúde sexual feminina nessa faixa etária, assim como pela mídia, que frequentemente destaca mulheres em relacionamentos saudáveis e experiências sexuais enriquecedoras.

Essas diversas fontes convergem para sustentar a ideia de que a maturidade pode sim contribuir para uma vivência sexual plena e satisfatória.

Sempre importante lembrar que generalizações desse tipo podem não se aplicar a todas as mulheres, pois as experiências individuais variam amplamente. Porém, deixo aqui algumas possíveis razões do por que tantas mulheres se consideram melhores na cama aos 50 anos de idade.

Sexo e autoconhecimento

Com o passar dos anos e as vivências sexuais, muitas mulheres passam a conhecer melhor seus próprios corpos, desejos e preferências sexuais. Esse autoconhecimento pode favorecer uma maior confiança na intimidade e vivências prazerosas e intensas.

Sexo na menopausa

Representa o encerramento da fase reprodutiva da mulher, caracterizada por alterações hormonais, incluindo a redução dos hormônios sexuais, que podem resultar na diminuição da libido e causar desconforto nas relações sexuais. Esses desconfortos sexuais muitas vezes levam algumas mulheres a negligenciarem sua vida sexual.

Entretanto, na atualidade, dispomos de avançados tratamentos ginecológicos e a própria fisioterapia pélvica que podem significativamente melhorar a experiência sexual durante a menopausa. Além disso, a terapia sexual emerge como uma opção valiosa.

Essas abordagens possibilitam que todas as mulheres desfrutem dos diversos benefícios do sexo nessa fase da vida, incluindo a elevação da autoestima pessoal e da intimidade do casal, auxiliando na regulação da flora vaginal e reduzindo a ansiedade.

Vale ressaltar que o orgasmo contribui para a melhoria da irrigação pélvica e o trofismo da mucosa vaginal, por exemplo. E, em alguns casos, um aumento na libido.

Autoconfiança

A idade aliada à maturidade faz com que muitas mulheres desenvolvam uma maior confiança em si mesmas, o que pode refletir positivamente na sua vida sexual. Sentir-se mais confortável com o próprio corpo e menos preocupada com expectativas externas pode contribuir para experiências sexuais mais satisfatórias e prazerosas.

Com isso, muitas mulheres se tornam mais abertas a explorar novas práticas sexuais e experimentas vivências diferentes. Isso pode agregar variedade e emoção à vida sexual.

Relacionamentos mais estáveis

Ao longo do tempos, as mulheres podem desenvolver relacionamentos mais estáveis e maduros, o que pode levar a uma comunicação mais aberta sobre desejos e vontades sexuais. Isso também pode resultar em experiências sexuais mais satisfatórias para a mulher e sua parceria.

Não é garantido que todas as mulheres vivenciem essas transformações, uma vez que cada pessoa é única em sua jornada sexual. Além disso, a qualidade da vida sexual é influenciada por diversos fatores, incluindo saúde física e mental, relacionamento emocional, habilidades de comunicação e outros elementos individuais.

No entanto, gostaria de estender aqui um convite a todas as mulheres de 50 anos: permitam-se continuar explorando seus prazeres, incluindo aqueles de natureza sexual. Vamos juntas promover uma cultura do cuidado e do prazer!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também