A Funsat explica como obter a Carteira de Trabalho Digital

So awesome simple. Cheerful attractive young relaxed curly dark hair stylish girl laughing open mouth excited reading daring message hold smartphone reacting amused funny video online look display.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. Atualmente, o documento é gerado no formato digital, sendo emitido excepcionalmente no formato anterior. O aplicativo da CTPS existe desde 2017, porém, ele não substituía o documento físico.

A mudança aconteceu em setembro de 2019, quando a apresentação da antiga CTPS deixou de ser necessária para a contratação – na maioria dos casos -, bastando que o trabalhador informe o número do CPF (o número da CTPS Digital é o mesmo número da inscrição no CPF). Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico, conforme Portaria/MTP nº 671, de 8 de novembro de 2021.

Para emitir a Carteira de Trabalho Digital, você vai precisar do número do seu CPF e, caso não possua, criar uma conta autenticada no gov.br. Após o cadastro, o serviço pode ser acessado via web pela página https://servicos.mte.gov.br, ou pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, com os dados de cadastro no acesso.gov.br.

Se você já tinha a CTPS em formato físico, é importante guardá-la, tendo em vista que ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. O que muda daqui para frente é que, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), as anotações gerais (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente, e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

Senha de acesso e dados cadastrais

Caso você não consiga gerar a senha para acesso da Carteira de Trabalho digital pelo aplicativo, você poderá realizar a validação por meio do aplicativo “GOV.BR”; por meio dos Bancos credenciados; Internet Banking dos Bancos credenciados ou por certificado digital, tudo disponibilizado na plataforma do acesso.gov.br, conforme passo a passo do portal de serviços:  http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/contaacesso.html.

Se for verificada inconsistência de dados (cargo, remuneração, data de início ou fim do trabalho), não é necessário o comparecimento a uma unidade de atendimento. Os sistemas que geram as informações da Carteira de Trabalho Digital são atualizados constantemente e algumas divergências serão corrigidas automaticamente.

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) informa que não realiza o serviço de emissão da CTPS Digital, mas continua orientando os trabalhadores quanto a obtenção da mesma. Para mais informações, basta comparecer à Funsat, localizada na rua Quatorze de Julho, 992 – Vila Glória. O telefone para contato é o (67) 4042-0585.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também