ALEMS realiza o V Seminário Estadual da Água no próximo dia 18 de março

Por proposição do deputado estadual Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), será realizado o V Seminário Estadual da Água. O evento, no próximo dia 18 de março no “Plenário Júlio Maia”, cumpre a Lei Estadual 4878/2016 que criou a Semana Estadual da Água e prevê a execução de ações de conscientização, educação e gerenciamento para o melhor aproveitamento da água no âmbito estadual.

“Propusemos o seminário e, este ano, o tema será ‘Os desafios da gestão sustentável das bacias do Paraná e do Paraguai”, anunciou Renato Câmara. Para a realização do evento estão envolvidos na organização a ALEMS, o Rotary Club de Campo Grande, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos. “Também contamos com inúmeros apoiadores, dentre eles, o Governo do Estado através do Imasul e da Semadesc”, acrescentou o parlamentar.

O Seminário preparado de modo colaborativo abordará políticas públicas e diferentes aspectos relacionados com a gestão dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, consoante com à Política Estadual de Recursos Hídricos e Política Nacional de Recursos Hídricos, que preveem a participação do poder público, da academia e da sociedade civil no cumprimento das normas regulatórias de aproveitamento da água.

“Será um evento de fundamental importância para ouvirmos especialistas, entendermos mais sobre o melhor caminho para o bom aproveitamento deste recurso natural imprescindível à vida e, sobretudo, para que possamos contribuir na construção de legislação que se fizer necessária para que a água não venha faltar agora e nem para as gerações futuras”, resumiu o presidente da Frente de Recursos Hídricos e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS, Renato Câmara.

A presidente do Rotary Club de Campo Grande, Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão, destacou a sua satisfação em participar da organização do Seminário Estadual da Água: “Estou muito feliz com este V Seminário Estadual da Água, pois o Rotary Club de Campo Grande participa efetivamente de sua organização, desde a primeira edição. O Seminário é um exemplo de parcerias, de voluntariado, revelando aderência à Sétima Área de Enfoque do Rotary International, que motiva ações em prol do Meio Ambiente. Para nós do Rotary de Campo Grande isso é muito significativo, pois,trabalhamos voluntariamente por um mundo melhor, para as presentes e futuras gerações”, afirmou a engenheira ambiental que, inclusive, será uma das palestrantes do evento e antecipou que este ano o Seminário irá resultar na confecção da Carta do V Seminário Estadual da Água.

PROGRAMAÇÃO

MATUTINO

7h30 – Credenciamento

8h00 – Abertura Oficial – composição da mesa de autoridades.

Mesa Redonda 1: O que estamos fazendo com as nossas águas? 8h30

Mediador: Synara A. Olendzki Broch – Doutora em Desenvolvimento Sustentável, professora da UFMS. Membro do Conselho Consultivo da ABRHidro.

1- Lançamento do Livro: “Gestão de águas subterrâneas: princípios, diretrizes e aplicações – um olhar sobre Mato Grosso do Sul”. Giancarlo Lastoria. Geólogo, doutor em Geociências e Meio Ambiente, pela UNESP Rio Claro. Sandra G. Gabas. Geóloga, doutora em Engenharia civil, pela Escola Politécnica da USP.

2- “Segurança hídrica na agropecuária”. Danilton Luiz Flumignan. Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste. Doutor em Irrigação e Drenagem pela ESALQ – USP.

3- “A universalização do acesso à água tratada nas zonas urbanas e rurais: desaos para um desenvolvimento sustentável.” Karyston Adriel Machado. Eng. Sanitarista e Ambiental. Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da Secretaria de Estado de Saúde SES/MS.

4- “O panorama da qualidade da água dos rios Dourados e Aquidauna”. Profa Dra. Alexeia Barufatti, docente da UFGD; Prof. Dr. Bruno do Amaral Crispim Docente da UFGD; Prof. Dr. Fabio Kummrow, Docente da Unifesp campus Diadema.

Relatora: Gabriela Ferreira Barreto Lazari. Pós Graduanda em Gestão ESG: Ambiental, Social e Governança – PUC Minas. MBA em Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownelds – Poli/USP

VESPERTINO

13h30 – Abertura dos trabalhos – Deputado Renato Câmara.

13h40 – Mesa Redonda 2: As contribuições dos Seminários Estaduais da Água para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

Coordenador: Arlindo Muniz. Advogado.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS.

1-      “Os Seminários Estaduais da Água: uma construção conjunta”. Ana Luzia de A. B. M. Abrão. Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela UFMS. Presidente do Rotary Club de Campo Grande.

2-      “Lei do Pantanal. Pagamento por Serviços Ambientais – PSA/MS”. Arthur H. Leite Falcette. Secretário Executivo do Meio Ambiente – Semadesc.

3-      “Plano Estadual de manejo e conservação de solo e água” – PROSOLO. Ismael Meurer. Doutor em Agronomia – ESALQ. Coordenador – adjunto da Câmara Técnica dos Rios Cênicos – Semadesc.

4-      “Regularização dos usos de recursos hídricos no Estado de Mato Grosso do Sul”. Leonardo Sampaio Costa. Gerente de Recursos Hídricos do Imasul. Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – PROAGUA – UNESP Ilha Solteira.

Relatora: Juliana Casadei. Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela UFMS. Doutoranda em Desenvolvimento Local, pela UCDB.

Mesa de debates – 16h00

Considerações Finais e diretrizes para a elaboração da Carta do V Seminário Estadual da Água, sob coordenação de Sueli Teixeira, Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, pela UFMS. Associada efetiva do IHGMS.

16h30 – Encerramento.

Por: Igor Silva   Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também