Audiência pública vai discutir as longas filas de espera por consultas e cirurgias pelo SUS, em Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), autor de projeto de lei que prevê regras de transparência no sistema que regula as vagas na saúde. Estima-se que ao menos 14 mil aguardam por procedimentos.
A reunião pública será na próxima terça-feira, dia 14 de novembro, a partir das 14h, no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de MS. Está confirmada a participação do secretário de Saúde do Estado, Maurício Simões.
Foram chamados também presidentes dos hospitais, como a Santa Casa, Cassems, Pênfigo, São Julião, Regional, entre outros. A ideia é incluir todos os envolvidos no sistema, para encontrar uma solução.
O deputado Pedrossian Neto também vai apresentar o projeto de lei, mostrando os detalhes da medida que começou a tramitar na Casa de Leis.
Em síntese, a proposta prevê a divulgação da especialidade para cada modalidade de procedimento, como consultas, exames, cirurgias, entre outros, de cada paciente inscrito nas unidades do SUS, em MS.
Devem-se incluídas as informações sobre os motivos médicos dos procedimentos, bem como a ordem de espera. A ideia é que o paciente possa consultar sua situação tanto de forma eletrônica, quanto presencialmente.