Colóquio Conexão Inclusiva discute empregabilidade para pessoas com deficiência

A Cidadania, junto à Semadesc, realiza o primeiro colóquio “Conexão Inclusiva” para discutir a empregabilidade de pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul. O evento será no dia 4 de julho, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Com o objetivo de conscientizar, sensibilizar e orientar sobre a importância da inclusão e de combater o capacitismo, o colóquio é aberto a todas as pessoas com deficiência, gestores e empresários, além de instituições que trabalham a pauta.

A programação inclui discussão sobre a diversidade no ambiente de trabalho e a relevância da acessibilidade para acolher e promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência no mercado, além do esclarecimento das legislações trabalhistas relacionadas ao recebimento de benefícios, para maior compreensão aos direitos e deveres trabalhistas.

Empregabilidade para PCD

Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, durante pré-agenda de colóquio que vai discutir a empregabilidade. (Foto: Paula Maciulevicius)

No último dia 18 de junho, a Secretaria de Estado da Cidadania realizou o primeiro encontro, aberto ao público, acerca do projeto “Empregabilidade PCD” que envolve a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Semadesc, Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho e Funtrab.

Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, explica que o Governo do Estado trouxe, desde 2023, a preocupação com a empregabilidade das pessoas com deficiência. 

“Sabemos que, historicamente, as organizações da sociedade civil desenvolvem um grande trabalho de empregabilidade. Porém, com muita dificuldade. Nós também sabemos que as pessoas com deficiência têm a necessidade do seu direito de trabalhar, que é o que traz dignidade para o ser humano. Então, nós vamos realizar uma série de ações. Hoje, somos um projeto, amanhã seremos um programa, e muito em breve, um serviço que vai atender toda a população do estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou Telma.

Estendendo o convite para o colóquio, a subsecretária chamou a atenção principalmente da sociedade civil que precisa participar da construção.

“Nós convidamos aqui pessoas, profissionais, instituições de referência, para estarem lado a lado conosco, para que nós juntos possamos caminhar buscando as pessoas com deficiência. Onde elas estão? O que elas precisam? E o que as empresas têm para oferecer?” resume Telma.

Coordenador da Secretaria-Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, enfatizou que a pasta tem trabalhado para qualificar profissionais, incluindo as pessoas com deficiência.

“Nosso primeiro ponto é entender por que as pessoas com deficiência não estão disponíveis para serem empregadas? Essa resposta nós vamos tentar construir junto com vocês. Para que as políticas públicas sejam feitas e definidas para trazer essas pessoas para o mercado de trabalho”, resume Esaú.

Psicólogo, Adriano compartilhou a experiência de ser um profissional com diagnóstico de autismo. (Foto: Paula Maciulevicius)

O colóquio dará a oportunidade de pessoas como o psicólogo Alexander dos Santos, de 28 anos, compartilhar sua história e trazer propostas. Diagnosticado tardiamente como autista, o rapaz conta que percebe uma falta de iniciativa nas empresas.

“Além de uma mudança da percepção que elas têm das pessoas com deficiência, porque infelizmente, na cultura organizacional da instituição, muitas vezes acabam sendo reproduzidos preconceitos, e focam na deficiência e não nas habilidades e competências que cada pessoa tem”. 

Colóquio 

O Colóquio “Conexão Inclusiva: Empregabilidade para Pessoas com Deficiência” será realizado no auditório do Bioparque Pantanal, no dia 4 de julho, a partir das 13h. 

Para se inscrever, clique aqui.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também