O 3º encontro do Grupo de Professores Alfabetizadores (Gepar) da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, está sendo realizado nesta semana e também nos dias 16 e 17 de novembro, com o tema de produção e reunião textual. Os grupos são formados durante o planejamento dos docentes que se encontram na sala da Unigran, região central da Capital. São 500 professores inscritos.
Conforme a chefe da Divisão de Ensino Fundamental e Médio, Ana Ribas, a proposta do 3º encontro é debater a produção e revisão textual durante o processo de alfabetização. “Neste encontro, os professores tiveram oportunidade de trocar experiências acerca de situações didáticas que envolvem o tema durante a alfabetização e letramento. O Gepar discute as especificidades que estão presentes no currículo da Reme”.
A coordenadora do grupo 4 ao 2º ano na Escola Municipal Padre José Valentim, Gislaine Motti, participa pela primeira vez do Gepar. “Estou achando maravilhoso o grupo, não tinha muita experiência com a educação infantil, resolvi fazer e me aprofundar sobre como é a prática da alfabetização na sala de aula. É um momento de partilha com os colegas”.

A professora do 1º ano, Fernanda Rodovalho, da Escola Municipal Professora Maria Regina de Vasconcellos Galvão, afirma que o maior desafio em sala de aula é ensinar os alunos da melhor maneira possível. “Nosso maior desafio é a alfabetização que é o foco do grupo de alunos e nosso maior trabalho é que eles saem todos alfabetizados no fim do ano, para que possam ter um bom início no 2º ano. O Gepar é importante pela troca de experiência, além do conhecimento que as técnicas da Semed trocam com a gente”.
Luci Meri de Melo Ribas, é professora alfabetizadora do 1º ano na Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho e tem 31 alunos. “O grupo tem fomentado nossas pesquisas, nossas reflexões sobre práticas e temos estudado muito também em relação a alfabetização em si, como lidar com as diversidades que têm em sala, tem me ajudado muito a crescer e buscar mais”.
