Qual o dia de maior ocorrência de ataques cardíacos e o melhor dia para fazer sexo ou para ter um encontro? Estudos relacionaram cada dia da semana a maior incidência de fatos cotidianos. Até mesmo quando mais nascem bebês e quando há mais prevalências de quedas.
Para se ter uma ideia, as pessoas têm 16% de probabilidade de morrer se forem ao hospital no domingo ao invés de uma quarta-feira. As chances de recuperação são comprometidas, já que os médicos mais experientes estão ausentes e os resultados dos testes demoram mais, de acordo com um estudo realizado pela University College London. Veja os riscos de cada dia da semana e dicas de como evitá-los. Lembrando: chegou-se até a conclusão que quinta-feira pela manhã é o momento para se fazer sexo. Confira os dados divulgados pelo jornal inglês The Sun mostrando o que tem mais chance de ocorrer em cada dia da semana.
Segunda-feira
Cuide de seu coração: pesquisa escocesa descobriu que 20% das pessoas morrem mais de ataque cardíaco na segunda-feira do que qualquer outro dia. A médica Christine Evans, que realizou o estudo de 10 anos, disse: “O pico de mortes por doença coronariana pode ser parcialmente atribuída ao consumo de álcool que aumenta no fim de semana, embora outros mecanismos, tais como estresse relacionado ao trabalho, possam ser importantes.”
Terça-feira
Estresse no pico: Terça-feira, mais precisamente às 10h, é o momento mais estressante da semana, revelou uma pesquisa recente com 3 mil britânicos trabalhadores. A maioria dos funcionários disse que o cérebro ainda está engrenando. Mas é na terça-feira que a lista de demandas no trabalho se acumulam e é preciso lidar com as demandas do chefe.
Ter um bebê: Este é o dia mais movimentado da semana nas maternidades hospitalares. Especialistas norte- americanos descobriram que o maior número de nascimentos ocorrem em uma terça-feira.
Quarta-feira
Noite do encontro: Uma de cada quatro pessoas pensa que quarta-feira é o momento ideal para um primeiro encontro, de acordo com um levantamento feito com 8 mil solteiros. Se o encontro vai bem, ainda tem um espaço para respirar até chegar no fim de semana. Mas se vai mal ainda há tempo para planejar algo com os amigos.
Ir para uma corrida: O exercício pode nos ajudar a lidar com o estresse acumulado nos primeiros três dias da semana. Cientistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, disseram que é uma boa alternativa que irá ajudá-lo a dormir de manhã cedo.
Quinta-feira
Internação: Ao entrar no hospital na quinta-feira você está mais propenso a ficar um dia a mais do que os pacientes internados no domingo. O Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas afirmou que pacientes internados na quinta-feira ficam uma média 6,3 dias, enquanto os que chegam no domingo ficam 5,3 dias.
Ter relações sexuais: De acordo com a London School of Economics, as quintas-feiras são as melhores para fazer amor. Níveis de cortisol naturais, que estimulam os hormônios sexuais, estão mais elevados. Acerte seu relógio e faça sexo como a primeira atividade do dia, pois a testosterona é mais alta para os homens e os níveis de estrogênio são até cinco vezes maior para as mulheres.
Sexta-feira
Pare de fumar: O fumante leva, em média, cinco anos e sete tentativas para largar o vício, segundo os especialistas da Universidade de Lancaster. Um levantamento com 2.000 pessoas que conseguiram largar o vício mostrou que 57% dos bem-sucedidos tinham deixado de fumar na sexta-feira. “Sua força de vontade será fresca o suficiente para resistir äs tentações do fim de semana”, disse a psicóloga Susan Long.
Vá a pé para o trabalho: Sexta-feira é o pior dia para a ocorrência dos acidentes de carro, segundo os especialistas em automobilismo. É responsável por mais de 17% dos acidentes, sendo que o pior horário é das 16h às 5h.
Sábado
Fique longe da bebida: Internações hospitalares relacionados com o álcool são 70% maior neste dia em comparação com a média diária, segundo o British Medical Journal.
Domingo
Quebrar uma perna: Cientistas dinamarqueses descobriram que as pessoas estão mais propensas a sofrer uma fratura no domingo, mais do que qualquer outro dia da semana. Eles disseram que o principal motivo era que as pessoas estavam sob o efeito do álcool nas primeiras horas da manhã, além de um maior número de jogos esportivos neste dia. “Também pode ser explicada por um aumento na atividade da criança nos finais de semana. Havia uma série delas que relataram quedas de suas bicicletas”, disse o relatório.
Por Terra