Do Rio de Janeiro, quadrinista Caio Zero vem a Campo Grande para debate e oficina literária

Leitura escolhida foi “Azul Dentro do Banheiro” de Marlene Mourão, a Marzinha

Acontece nesta semana o primeiro encontro do projeto “Miolo: Circuito de Leituras Integrais” que contará com o escritor e artista-educador carioca Caio Zero, autor de obras finalistas do prêmio HQ Mix, um dos mais disputados do mundo dos quadrinhos. 

Caio vem a Campo Grande para mediar, no dia 19 de abril, uma leitura integral, em grupo, do livro “Azul Dentro do Banheiro” de Marlene Mourão, a Marzinha. O livro foi celebrado pelo poeta Manoel de Barros, que escreveu em uma carta à autora elogiando sua obra. 

Além de Caio participarão da leitura a atelierista Ana Espinosa Horn e a psicanalista Ligia Burton. O escritor conduzirá os presentes a um bate papo sobre a obra, de maneira colaborativa. O encontro é aberto ao público e acontecerá no bar Copo, na rua 14 de julho, às 18h30. Para participar, é necessário levar um quilo de alimento não perecível.

No dia 20, Caio realizará uma oficina literária, na sede da Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande no Bairro São Conrado, que será destinada ao público jovem e adulto e tem como objetivo experimentar a linguagem dos quadrinhos a partir de exercícios de criação e de uma conversa sobre processo criativo na produção das histórias em quadrinhos, temáticas, pensamento e narrativa. 

“Estou animado para oferecer a oficina. Sempre dá um frio na barriga, mas ao mesmo tempo é animador, principalmente por estar trabalhando com literatura e arte. São coisas que me empolgam bastante. Além disso, estou curioso para conhecer mais o pessoal que fomenta a produção literária local e também os participantes dessa experimentação”, revela Caio.

A oficina terá duração de uma hora e meia e os participantes deverão levar papéis em branco sem pauta, lápis, borracha, apontador e uma caneta preta ou azul. As vagas são limitadas e os interessados deverão se inscrever pelo link na bio do instagram www.instagram.com/hamorlivraria.

Incentivo – O projeto “Miolo: Circuito de Leituras Integrais” tem o objetivo de formar e consolidar leitores em Campo Grande e já acontece desde 2023 na cidade, promovido pelos livreiros Bianca Resende e Felipe Mafra e o escritor Febraro de Oliveira, que também estão à frente da Hámor Livraria, nome conhecido em feiras, festivais e eventos locais. 

Desde o lançamento do projeto, foram realizadas quatro edições, reunindo um total de 150 leitores em encontros de quatro horas de duração. Com a nova fase do projeto, que foi contemplada com a Lei Paulo Gustavo, pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), o objetivo é expandir ainda mais o público. 

Para essa etapa, acontecerão três edições. A primeira, com Caio Zero, inaugura uma proposta ousada: convidar autores nacionais a discutir obras produzidas em solo sul-mato-grossense. Em maio, a leitura escolhida será Caixa D’Água, de Febraro de Oliveira, com presença da escritora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti de 2022 e participação das psicanalistas Karô Castanha e Isloany Machado.

Em junho, será realizada a leitura de “Seis Desenhos de Doesburg”, de Henrique Komatsu, finalista do Jabuti em 2020, pela escritora paraense Monique Malcher, vencedora do Jabuti em 2021. Participarão ainda a artista visual Isabê e a professora Rosana Zanellato, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O Projeto Miolo destaca-se também pela escolha de sediar os workshops na CUFA de Campo Grande, reafirmando o compromisso com políticas públicas para fortalecer as comunidades periféricas. Além disso, a acessibilidade é um ponto-chave, com intérpretes de libras e locais adaptados em todas as etapas, garantindo a participação plena de pessoas com deficiência auditiva e visual.

Para mais informações sobre o projeto, acesse www.instagram.com/hamorlivraria.

Serviço

“Miolo: Circuito de Leituras Integrais”, com Caio Zero

– Leitura compartilhada

quando: 19/04, às 18h30

onde: Bar Copo – rua 14 de julho, 2530.

Para participar, é necessário levar um quilo de alimento não perecível.

– Oficina literária

quando: 20/04, às 10h

onde: Central Única das Favelas (CUFA) – rua Livino Godoy, 710. Bairro São Conrado

As vagas são limitadas e os interessados deverão se inscrever pelo link na bio do instagram www.instagram.com/hamorlivraria.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também