‘Dry scooping’. Pediatras alertam para desafio viral e perigoso do TikTok

A ingestão de batido em pó pré-treino sem dilui-lo em água já se tornou viral na rede social. E tragicamente uma mulher de 21 anos já terá sofrido um ataque cardíaco decorrente do desafio bizarro

O chamado ‘dry scooping’ (ou ‘colherada a seco’ em português) é a nova moda no TikTok e está deixando os pediatras em estado de alerta, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

O desafio viral mais recente desta rede social, usada sobretudo por faixas etárias mais jovens incluindo crianças, consiste em engolir uma ou mais doses de pó de batido pré-treino sem primeiro diluir a substância em água. 

Até o momento, inúmeros vídeos publicados no TikTok mostram pessoas engolindo a substância em pó, o que segundo alguns potencializa o efeito do produto.

A dançarina Briatney Portillo, de 21 anos, contou que sofreu um ataque cardíaco em decorrência do ‘dry scooping’. Portillo compartilhou o incidente com os seus seguidores através da sua página.

Em resposta ao novo (e perigoso) desafio, explica a revista Galileu, a American Academy of Pediatrics (AAP) divulgou esta semana um estudo intitulado ‘Dry scooping e outros métodos perigosos de consumo pré-treino: uma análise quantitativa’.

A pesquisa norte-americana destaca que os suplementos pré-treino são compostos por ingredientes que não são recomendados para crianças.

“Os médicos podem ter dificuldade em identificar novas tendências que se dizem saudáveis mas são perigosas para os jovens”, diz Nelson Chow, autor do estudo e investigador da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, num comunicado da AAP.

Mais ainda, Chow salienta que o ‘dry scooping’ facilita o consumo de doses maiores do que as aconselhadas, o engasgo e a inalação acidental do produto, podendo ser igualmente prejudicial para a população adulta.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também