Fazendo Arte tem Manoel de Barros, Morenão, vinis e celebração ao livro infantil

A edição de abril do programa Fazendo Arte, que entrou na grade da TV ALEMS neste sábado (13), às 7h30, traz diversos assuntos ligados à cultura regional. Tem reforma do estádio Morenão, revitalização da escultura do poeta Manoel de Barros, em Campo Grande, homenagem à organização Sukyo Mahikari, colecionadores de vinis, curiosidades a respeito da tarologia, representatividade dos povos indígenas por meio da aldeia urbana Marçal de Souza e celebração ao livro infantil e a Monteiro Lobato. 

A cultura do esporte, principalmente do futebol, é apreciada por milhões de pessoas em todo o mundo, sendo difundida especialmente nos estádios. Em Mato Grosso do Sul, o Morenão, maior estádio universitário da América Latina, está parado desde 2017, e a demora na reforma tem acarretado problemas e prejuízos ao esporte local. Por conta disso, a ALEMS realizou audiência pública em 29 de fevereiro, proposta pelo deputado Pedrossian Neto (PSD). 

Pesando cerca de 400 quilos, o monumento de bronze em homenagem ao poeta Manoel de Barros, localizado no canteiro da avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, na região central de Campo Grande, foi inaugurado em dezembro de 2017, sendo que em abril de 2021, um dos pés do escritor foi arrancado e furtado por vândalos. Na primeira quinzena de março deste ano, a estátua ganhou revitalização e nova iluminação cênica, realizadas pelo artista plástico campo-grandense Ique, autor original da obra. Ele e Melly Sena, gerente de patrimônio histórico e cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, falam ao Fazendo Arte sobre essa ação. 

O programa ainda aborda a organização Sukyo Mahikari, movimento global que promove a paz, a felicidade e o bem-estar da humanidade, por meio de sessão solene realizada na ALEMS, proposta pelo deputado Junior Mochi (MDB). Sua prática espiritual surgiu no Japão e se expandiu por todo o mundo, sendo que em Mato Grosso do Sul envolve quase dois mil praticantes, conforme informações do grupo administrativo regional da entidade. 

Vinis, tarô, indígenas e livro infantil

O disco de vinil é considerado um marco na história do entretenimento musical, ajudando a criar novos hábitos, seja entre os ouvintes e produtores musicais. Foi desenvolvido em meados da década de 1940, permane

cendo popular em todo o mundo até o surgimento do CD e outras mídias mais avançadas. Seu dia é celebrado em 20 de abril, em homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu em 1968, exatamente nessa data. O Fazendo Arte aborda a importância dos discos para a cultura, por meio dos colecionadores Carlos Luz e Doralice Alves. 

A cartomancia é o estudo da adivinhação por meio de cartas e nessa perspectiva há o tarô, que busca trazer respostas certas e objetivas aos questionamentos da vida.     Não é uma religião, mas um oráculo e baralho composto por 78 cartas que ajudam no processo de autoconhecimento e apontam alguns caminhos. A servidora pública Carol Wunder, adepta dos estudos do tarô, explica ao Fazendo Arte um pouco mais a respeito desse universo, desmistificando alguns mitos criados. 

Já o Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril e para falar um pouco a respeito de sua representatividade para a cultura, o Fazendo Arte conta com a participação do cacique Josias Ramires, responsável pela aldeia urbana Marçal de Souza, localizada em Campo Grande, que também destaca algumas curiosidades do local. 

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril, exatamente na mesma data em que nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o criador da literatura infanto-juvenil brasileira. Por conta disso, a psicóloga Aline Reis, professora da UFMS e autora de obras psicoterapêuticas voltadas a esse público, fala ao Fazendo Arte a respeito da importância dessa data para o universo cultural e também sobre a representatividade das publicações infanto-juvenis como ferramentas na construção do saber. 

Para finalizar o programa, o duo ‘Singular’, formado por Rebeca Felix e Dan Dias, executa a canção ‘Sítio do Picapau Amarelo’, composta por Gilberto Gil. 

Fazendo Arte

Para valorizar o universo cultural regional, o programa ‘Fazendo Arte’ mostra produções sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS pelo canal 7.2 nas segundas às 18h30, quartas às 17h15, quintas às 14h, sábados às 7h30 e domingos às 12h45. Também pode ser visto no YouTube da Casa de Leis.

Confira o programa na íntegra:

https://youtube.com/watch?v=YyyBUlpwENc%3Fsi%3DM9VhGV6ed6z_fWq2
Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também