Hipertensão e Covid-19: Veja os cuidados que devem ser dobrados

Durante a pandemia da Covid-19 os cuidados como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social são indispensáveis. Pacientes com hipertensão , também conhecida como pressão alta, precisam seguir essas medidas a risca, pois são considerados grupo de risco .

De acordo com pesquisas, o novo coronavírus (Sars-Cov-2) pode afetar o músculo cardíaco, resultando em um infarto do miocárdio em pacientes com essa comorbidade.

Além disso, também foi verificado que o coronavírus pode anular a ação de certos medicamentos usados no tratamento da hipertensão, podendo acarretar uma piora do quadro do paciente.

Sintomas como febre e fraqueza também podem ser mais intensos em pacientes com a comorbidade, sendo de suma importância que se procure um médico ao suspeitar de Covid-19.

O que é hipertensão arterial

A hipertensão arterial é uma doença crônica e degenerativa caracterizada por elevados níveis da pressão sanguínea. Ela ocorre quando existe uma dificuldade na circulação do sangue entre os vasos, fazendo com que o coração precise bater mais rápido para que o sangue circule por todo o corpo. Ela é muitas vezes acompanhada por outras alterações como obesidade e colesterol elevado .

O tratamento deve ser feito a partir do diagnóstico profissional , onde o resultado da medida da pressão arterial precisa ser maior que 14 (máxima) e nove (mínima) em medições com intervalos de mais de uma semana.

Os sintomas que acompanham a comorbidade variam entre enjoos, tonturas, dores de cabeça, sonolência, zumbido no ouvido, alteração na visão, palpitações cardíacas e dificuldade respiratória . Tendo em vista que situações cotidianas podem resultar nesses sintomas é importante que se procure um médico para o diagnóstico.

Para participar da Semana da Saúde e obter informações, inscreva-se neste formulário e ainda ganhe 5 e-books, sobre os temas da Semana, gratuitamente, sem sorteio.

Fonte: Rede Brasil News

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também