Live com Márcio Pochmann discute as transformações atuais do capitalismo

Evento online vai acontecer neste sábado (22), a partir das 10h, no canal no YouTube do Projeto Brasil Popular

No próximo sábado (22), o professor Márcio Pochmann, presidente do Instituo Lula, fará uma live do Projeto Brasil Popular no YouTube para falar sobre as transformações atuais do capitalismo. O evento acontece a partir das 10h.

O Projeto Brasil Popular é formado por intelectuais, acadêmicos, militantes dos movimentos populares e trabalhadores com experiência em gestão de políticas públicas e com conhecimento em diversas áreas.

O objetivo é formular propostas de desenvolvimento para o país com o objetivo de superar de todas as formas de desigualdades, exploração e falta de liberdades.

Pochmann é economista, professor da Unicamp e da UFABC, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e autor de vários livros e artigos publicados sobre economia social, trabalho e emprego

Em entrevista ao Brasil de Fato, Pochmann diz que a live terá uma estrutura metodológica, que parte de uma hipótese explicativa das principais transformações em curso no capitalismo. De acordo com ele, isso é fundamental para compreender melhor a sociedade em que vivemos.

“Ao mesmo tempo, vamos contrastar o diagnóstico com teorias que buscam a superação do quadro social que emerge do capitalismo em um país periférico como o Brasil. Estamos diante de uma perspectiva de mudança de época e, por isso, entender as alterações estruturais do capitalismo é fundamental”, afirma.

Entre os conceitos e formulações de Pochmann, está a ideia de que o século 21 é palco de uma transformação da era industrial para a era digitalcom alterações profundas nas formas com que as pessoas se relacionam, como os governos conduzem suas políticas e como os movimentos sociais são organizados.

Em termos geopolíticos, ele avalia que existe em curso um deslocamento do centro gravitacional do mundo do Ocidente para o Oriente. 

“A América Latina voltou a perder importância no mundo, reduziu a sua participação em atividades de maior valor agregado e voltou ao período colonial assentado na produção de bens primários”, afirma.

Este breve resumo não é descrição suficiente das formulações do professor, que poderão ser melhor conhecidas na live do próximo sábado.

“Como dizia [Karl] Marx, ‘o primeiro passo para mudar a realidade, é entendê-la’. Nosso papel é buscar entender para poder discutir, debater, as melhores oportunidades de enfrentar tal situação”, finaliza.

Edição: Vinícius Segalla

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também