Mutirão de regularização fundiária em Batayporã auxilia mais de 80 famílias moradoras dos assentamentos

Mutirão de regularização fundiária em Batayporã auxilia mais de 80 famílias moradoras dos assentamentos

Ação acompanha recente alteração em Lei Federal e visa incluir pequenos produtores conforme novos critérios

O Mutirão de Regularização Fundiária Rural para moradores dos Assentamentos São João, São Luís e Mercedina, realizado nos últimos dias 23, 24 e 25 de janeiro, no Setor de Habitação da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) em Batayporã, resultou em mais de 80 atendimentos para orientações e entrada em 40 processos de regularização.

O evento, organizado pelo Núcleo de Regularização Fundiária, contou com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Maurício Cota Rocha, coordenador do Núcleo, destacou que as recentes alterações na legislação nacional, especialmente a Lei nº 14.757, de 19 de dezembro de 2023, facilitam o acesso à regularização. Ele explicou que a diminuição do período de ocupação necessário para solicitar os títulos fundiários beneficia os pequenos produtores, permitindo a regularização com a comprovação de um ano, desde que todos os pré-requisitos sejam atendidos.

O casal José Roberto Matos de Souza e Silvana Lopes da Silva, do assentamento São Luís, esteve no Núcleo acompanhado do filho. A família é uma das que já se enquadraram na alteração da lei e aprovou o atendimento prestado pelos servidores. “Nós nos mudamos em abril de 2022 e agora vamos regularizar. No nosso caso, foi muito tranquilo. Tínhamos todos os comprovantes. Está tudo “encaminhadinho” e o atendimento aqui foi excelente”, contou o  produtor.

O prefeito Germino Roz enfatizou que a regularização fundiária rural e urbana é uma das prioridades da gestão. Ele destacou que esse processo é essencial para garantir a segurança jurídica, o acesso a benefícios e dignidade aos moradores, ressaltando parcerias firmadas para facilitar esses procedimentos. “Essa ação representa o nosso compromisso. Pois vemos a agilidade do Núcleo para acompanhar as inovações. A mudança na legislação é do fim do mês de dezembro e, em janeiro, já temos atendimentos com foco nessa inovação”, pontuou.

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também