‘Não olhe’: A reação dos passageiros da United Airlines quando o motor explodiu

O estrondo alto ouvido pelos passageiros que estavam a bordo do voo 328 da United, logo após a decolagem, no sábado (20), foi inconfundível. Algo estava claramente errado.

Algumas das 241 pessoas no voo que partiu do Aeroporto Internacional de Denver para Honolulu, no Havaí, abriram as persianas das janelas e viram um motor exposto vomitando chamas e pedaços do avião caindo. Outros fecharam as janelas, pegaram seus entes queridos e oraram.

Milhares de metros abaixo, em um subúrbio de Denver, as pessoas correram para se abrigar para evitar os destroços que despencaram repentinamente no chão.

Os pilotos emitiram um pedido de socorro e, após voltarem ao aeroporto, pousaram o avião em segurança. Notavelmente, não houve relatos de feridos no ar ou no solo. Ainda assim, entrevistas com passageiros mostram que o incidente causou um grande susto para todos os envolvidos.

Veja como os que estavam no ar e lá embaixo disseram reagir durante aqueles momentos tensos.

‘Houve um grande bum’

Travis Loock, um passageiro do voo 328, disse à CNN que cerca de 20 minutos após a decolagem para Honolulu ele ouviu um estrondo. “Houve um grande estrondo e o tipo de som que você não quer ouvir quando está no avião”, disse Loock, que estava voando com sua esposa, em um telefonema. “E eu imediatamente coloquei minha persiana e fiquei com muito medo de ver que o motor do meu lado estava faltando.”

“Ficamos felizes por não termos cruzado o oceano, porque era para lá que estávamos indo”, disse ele.
Loock disse que podia sentir o medo no avião, mas todos estavam “muito calmos”.

“Muitas pessoas não conseguiam ver o motor daquele lado, então eu estava um pouco mais assustado porque eu podia ver e sabia que não estava certo”, disse ele.

Nate Fisher ouviu o som também. “No início, pensei que um raio havia atingido o avião”, disse ele à afiliada da CNN KCNC.

Quando Bob Brown ouviu a explosão, ele olhou pela janela, viu o dano no motor e pegou seu telefone para filmá-lo.

“Olhamos um para o outro, minha esposa e eu, demos as mãos e desejamos ver nossos filhos novamente”, disse ele ao KCNC.

Mike Vena estava no meio do avião quando ouviu a explosão. “O avião começou a tremer e ficou assim por cerca de meia hora até pousar”, disse ele ao KCNC.

Pedaços da turbina de um avião caíram durante o voo
Um voo da United Airlines precisou fazer pouso de emergência após deixar cair fragmentos da turbina sobre uma cidade no Colorado

‘Vamos apenas orar’

Pedaços de um motor de avião do voo 328 foram espalhados em um bairro no sábado em Broomfield, Colorado.

Vena disse que o profissionalismo da tripulação os acalmou, mas disse que ainda estava preocupado.
“Não houve pânico entre a tripulação, não houve pânico entre os passageiros”, disse ele. “Eu só me preocupei com meus filhos porque eles não estão conosco, estão na escola, e estas são nossas primeiras férias sozinhos em 21 anos.”

“Inicialmente, acho que entrei em pânico”, disse Dan Smith, de Portland, Maine, ao KCNC, “mas acho que as pessoas fizeram um bom trabalho em se acalmar.”

Brenda Dohn, que estava viajando com seus filhos, viu fumaça pela janela e sabia que algo não estava certo. “Minha filha estava sentada na janela e eu fiquei tipo, ‘Não olhe, vamos fechar e orar'”, disse ela ao afiliado da CNN KUSA. “Então foi isso que fizemos. Nós meio que apenas demos as mãos e fizemos algumas orações.”

Danielle Thomas, que mora em Honolulu, elogiou a tripulação de vôo por seu comportamento. “Acho que os pilotos tiveram uma grande contribuição para fazer com que todos se sentissem seguros e confortáveis”, disse ela à KCNC.

Troy Lewis disse que se sentia confiante de que eles voltariam em segurança. “Assim que fizemos a curva e pudemos ver a passarela, garanti que nossa família dissesse um ao outro que nos amávamos”, disse ele à KUSA. “Isso faz você lembrar de repente todas aquelas coisas que você pode esquecer facilmente.”

Quando o avião pousou com segurança, as pessoas aplaudiram antes de sair. De volta à terra firme, Loock disse que acalmou os nervos e se preparou para o resto da viagem. “Vamos tomar um coquetel”, disse Loock. “E, sim, vamos tentar de novo. Vamos tentar de novo. As chances estão conosco desta vez.” Ele não estava sozinho em querer continuar sua jornada.

A United disse em um comunicado que a maioria dos passageiros embarcaram em outro voo da United para Honolulu, enquanto “aqueles que não quiseram viajar conosco esta noite receberam acomodação em hotel”.

Pedaço de avião da United Airlines que fez pouso de emergência após turbina solt
Pedaço de avião da United Airlines que fez pouso de emergência após turbina soltar peças no ar

O ponto de vista de quem estava no chão

Enquanto os que estavam no ar se estressavam com o pouso, os que estavam no chão olharam para cima para ver destroços caindo do céu.

A grande cobertura circular do motor a jato caiu ao lado de uma casa, mas felizmente não causou danos mais sérios. Kirby Klements, o dono da casa, disse à afiliada da CNN KMGH que achava que o trampolim de seu vizinho tinha caído para seu quintal.

“Mas assim que eu abro a porta, eu digo, ‘esse é o motor dianteiro de um avião'”, disse Klements.
Kieran Cain disse à CNN que estava brincando com seus filhos em uma escola primária local quando viram o avião sobrevoando e, logo depois, ouviram um grande estrondo.

“Nós vimos a coisa passar, ouvimos a grande explosão, olhamos para cima, havia fumaça preta no céu”, disse Cain à CNN. “Os destroços começaram a cair, parecia que estavam flutuando e que não eram muito pesados, mas agora olhando para eles, são pedaços de metal gigantes por todo o lugar”, disse ele. “Fiquei surpreso ao ver que o avião continuou sem interrupções, sem realmente alterar sua trajetória ou fazer nada”, disse ele. “Simplesmente continuou do jeito que estava indo como se nada tivesse acontecido.”

Cain disse que ele e seus filhos se abrigaram em um mirante perto do playground e viram os destroços caírem a cerca de dois ou três quarteirões de distância. Um dono de casa em Broomfield disse à KCNC que estava fazendo sanduíches para suas filhas quando os destroços do avião se espatifaram em seu telhado.

Outro homem, Mark Moskovics, disse ao KCNC que ouviu um grande estrondo, olhou para fora e viu um grande pedaço de destroço cair do céu na rua. “Então eu subi para pegar minha esposa e meu bebê que estavam cochilando lá em cima e pedi-lhes que descessem para que eu me certificasse que estavam seguros”, disse ele.

Jim Hunter estava treinando futebol em Commons Park quando viu os destroços caindo do céu. O time de futebol correu para um lugar seguro e ninguém se feriu. “Eles estavam em todo lugar. O céu estava cheio dessas peças, que estavam ‘chovendo’ no campo”, disse ele à KUSA.

Pedaços da turbina de um avião caíram durante o voo
Um voo da United Airlines precisou fazer pouso de emergência após deixar cair fragmentos da turbina sobre uma cidade no Colorado

Eric Levenson, da CNN

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também