Notícia-crime contra presidente argentino é protocolada no STF

Uma notícia crime contra o presidente argentino Alberto Fernández foi protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro durante a madrugada desta quinta-feira (10), após a fala polêmica do mandatário sobre o povo brasileiro. A declaração ocorreu nesta quarta-feira (9), em conferência oficial ao lado do primeiro-ministro espanhol.

“Os mexicanos saíram dos índios. Os brasileiros saíram da selva. Mas, nós, os argentinos, chegamos nos barcos, e eram barcos que vinham da Europa, [e] assim construímos nossa sociedade”, disse Fernández, na ocasião.

Após a afirmação ganhar repercussão internacional negativa, o advogado baiano e professor de Direito Constitucional, Henrique Quintanilha, levou o caso até o STF, classificando a declaração como “ofensa presente e histórica a todo o povo e nação brasileira, em sua história e conformação étnica”.

Na ação registrada como PET 59761, Quintanilha defende que Fernández seja intimado a prestar esclarecimentos por meio da Suprema Corte Argentina, por violação do Art. 1° do tratado internacional de San José da Costa Rica, em 1969.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também