Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para monitores, ministrantes e apoio administrativo

O Programa de Extensão de Ensino de Línguas (Progeli) vai selecionar 40 estudantes para atuarem como ministrantes, monitores, oficineiros e apoio administrativo. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 25 de janeiro pelo formulário de inscrição

O projeto de extensão passou recentemente por uma reformulação e neste ano vai oferecer aulas on-line e presenciais na Cidade Universitária e nos Câmpus do Pantanal, de Aquidauana e de Três Lagoas. O professor do Curso de Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e coordenador do programa, Elton Luiz Aliandro Furlanetto, explica que a proposta é fugir do modelo de aulas gravadas e oferecer encontros interativos para os participantes. “Os cursos terão eixos temáticos, quase modulares, assim, as pessoas não terão a necessidade de fazer sequencialmente”, comenta.

O coordenador explica que participar da realização do projeto é também uma oportunidade para os estudantes desenvolverem suas habilidades em sala de aula. “Muitos tiveram suas primeiras experiências de docência aqui, porque o Progeli é um local de aprendizado para todos. É importante que ele funcione como um time de profissionais, que conversem sobre as dificuldades e encontrem resoluções de forma coletiva”.

Além das tradicionais línguas já oferecidas, o projeto terá aulas de português para acolher pessoas estrangeiras, iniciativa que vai de encontro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e fortalece as ações de inclusão da Universidade. “As turmas de língua de acolhimento serão compostas por estudantes com bolsa integral, portanto, para esse curso não haverá cobrança da taxa de inscrição. Caso percebamos que os interessados tenham dificuldade de vir até a UFMS, vamos buscar um local alternativo para atendê-los. Mas isso só deve acontecer a partir da experiência que tivemos neste primeiro semestre”, explica o coordenador. 

Outra novidade no projeto é a oferta da oficina de tradução literária com atividades diversificadas com conhecimentos linguísticos e literários em paralelo às aulas. “A oficina ofertada é voltada para os estudantes do Curso de Letras com abordagem teórica e prática para complementar a formação deles. Neste semestre, vamos testar o formato e medir a adesão, caso haja interesse e procura podemos oferecer outros tipos de oficina futuramente”.

O valor da bolsa de extensão é de R$ 900. No caso das oficinas, que têm carga horária diferenciada, é de R$ 450. A seleção prioriza a destinação de vagas para estudantes de Letras e de cursos de licenciatura, mas estudantes de outros cursos, de programas de pós-graduação, servidores e egressos também podem se inscrever. Os interessados devem ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades. Confira mais detalhes no edital

Texto: Claiane Lamperth

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também