A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo desenvolve o programa em parceria com a empresa MS Visão, que veio até o Município com micro-ônibus, um médico e dois técnicos
O Programa “Primeiros Olhares” levou atendimento médico oftalmológico a 70 crianças das escolas espalhadas pelos assentamentos na Zona Rural. O balanço foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que coordena o programa juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SED) e de Assistência Social (SAS).
O Programa “Primeiros Olhares” foi criado pela Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e é executado em parceria com a empresa MS Visão. De acordo com o balanço apresentado pela Sesau, do total de 70 atendimentos médicos realizados, 27 foram no Assentamento Melodia, 20 na Escola Modelo II, 12 na região do Bálsamo e 11 no Assentamento Mutum.
Um micro-ônibus com um médico oftalmologista, dois técnicos especializados e um motorista foram enviados a todas estas escolas. Os atendimentos foram feitos – de forma exclusiva – aos alunos com problemas de visão previamente identificados pelos professores. Alunos de outras escolas próximas aos locais de atendimento foram transportados para realizarem exames médicos.
O Programa “Primeiros Olhares” foi iniciado no dia 31 de maio na Escola Municipal Mareide Monteiro de Lima. No dia 2 de junho, foi a vez das crianças da Escola Municipal Iracy da Silva Almeida (ISA) realizarem os exames oftalmológicos. Nos dois casos das escolas na zona urbana, os exames foram feitos nos dois horários de aula.