Projetos desenvolvidos na Capital são escolhidos para 1ª Mostra Saúde com Agente em Brasília

Três experiências exitosas desenvolvidas em Campo Grande foram selecionadas para participar da 1ª Mostra Saúde com Agente: experiências de integração entre ACE e ACS nos territórios, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília (DF). A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O primeiro projeto foi desenvolvido pelas agentes Andréa Rodrigues dos Santos Castilho e Maria Cecília Sarat, tendo como tema: “Hiperdia, a importância do acompanhamento da pessoa com hipertensão e diabetes”.  A busca da qualidade de vida e monitoramento das famílias em vulnerabilidade territorial desenvolvido pelas servidoras Sandra Aparecida Brazão e Vandelucia da Silva, também está entre as experiências selecionadas.  Por fim, a terceira experiência escolhida foi o Projeto Kadosh, grupo de gestantes, idealizado pela ACS Jaqueline Tavares Pessôa Micheloni. Na mostra, ela assina com a servidora Ivani Nicesio de Mello.

Realizado na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Milton Kojo Chinen, a USF Vila Nasser, na Região do Segredo, o Projeto Kadosh já ajudou a transformar a vida de mais de 700 mulheres, através do acolhimento humanizado e qualificado, além de oferecer um suporte emocional às pacientes durante o período de gestação.

O projeto busca ressaltar a importância do pré-natal, que vai além do acompanhamento médico.  “Buscamos orientar sobre a importância de cuidados com a alimentação, a prática de exercícios físicos adequados, o planejamento familiar e a saúde mental durante a gestação. Acreditamos que a gestante precisa ser vista de forma integral, considerando todos os aspectos físicos, emocionais e sociais”, diz Jaqueline.

A servidora foi selecionada entre os mais 260 mil agentes de todo o país, para ter a sua história contada no livro:  “Paths to health – Caminhos da Saúde”, juntamente com outros 30 profissionais de diferentes regiões do país.  A publicação  fruto da parceria entre o Ministério do Turismo e a multinacional americana Johnson & Johnson retrata a trajetória de vida e o dia a dia destes profissionais, considerados heróis e heroínas da saúde.

Mostra Saúde com Agente

O objetivo é dar visibilidade às práticas de fortalecimento da integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, promovidas pelas ações realizadas pelos ACE e ACS, estudantes do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (Cursos Técnicos), fomentando a troca de experiências bem sucedidas nos diversos territórios.

Para submissão de trabalhos, era preciso respeitar o tema central da 1ª Mostra Saúde com Agente: integração das atividades do ACS e ACE nos territórios, devendo cada experiência escrita abordar, obrigatoriamente, essa temática, seguindo o pressuposto de que Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem estar integradas para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes.

Puderam participar e inscrever projetos na Mostra os alunos diplomados no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e no Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, ofertados no âmbito do Programa Saúde com Agente.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também