Tecnologia e abordagem ajudam mudar perspectivas de aulas

Planejamento com recursos adicionais abertos e design centrado no ser humano são usados visando motivar interesse dos alunos.

O uso de recursos educacionais abertos, que são suportes de mídia de domínio público, e a abordagem criativa design centrado no ser humano podem mudar as perspectivas de aulas, a partir do planejamento feito pelos professores em relação a aplicação de conteúdo de suas disciplinas. Conforme constatado em pesquisa, são condições que, em seus resultados finais, aumentam o interesse e motivação dos alunos, com aulas mais significativas, produtivas e dinâmicas; além de facilitar a produção de conteúdo.

A pedagoga e diretora de escola na Rede Municipal de Ensino de Assis, Adriana de Oliveira, chegou a tal conclusão ao desenvolver a sua pesquisa no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unoeste. A dissertação “Planejamento Docente: incorporação do design centro no ser humano e de recursos adicionais abertos” foi levada à defesa pública na tarde de segunda-feira (18) desta semana.

Impacto no planejamento

O estudo analisou o processo de incorporação do design centrado no ser humano e de recursos educacionais abertos, com o uso do aplicativo de gerenciamento de projeto Trello, ao planejamento docente em uma escola do interior paulista. A pesquisa envolveu dez professores participantes. Os instrumentos de coletas de dados foram rodas de conversa, aplicação de questionários e curso de capacitação em quatro módulos: planejamento como prática de ensino; design centrado no ser humano; recursos educacionais abertos e planejamento docente; e proposta de construção coletiva.

O trabalho foi orientado pela professora Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy e avaliado pela Dr. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, na condição de membro interno, e Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol, convidada externa junto a Universidade Nove de Julho (Uninove), de São Paulo.  Adriana de Oliveira foi aprovada para receber o título de mestre em educação, com elogios da banca examinadora à orientanda e orientadora, pela produção de conteúdo de impacto no planejamento docente.

Pesquisa que trouxe inovação

Para a Dra. Adriana é uma pesquisa que amplia novas possibilidades para os professores, mais de acordo com o cenário atual, pautado no uso de novas tecnologias em todos os níveis de ensino. A Dra. Danielle considerou como um dos pontos importantes o fato da pesquisa trazer inovação, algo que é estimulado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.

Outros aspectos evidenciados pela Dra. Danielle é com relação à formação continuada através da pesquisa formativa, por meio da cibercultura, e os recursos adicionais abertos que estão disponíveis para uso na educação; possíveis de serem incorporadas para mudar a perspectiva das aulas, adequando melhor o processo de ensino ao processo de aprendizagem. “As ferramentas estão abertas para uso, sem custo nenhum”, disse a avaliadora sobre a oportunidade para professores mudarem suas perspectivas de aulas.

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