Tudo o que você precisa saber sobre a pílula anticoncepcional

Embora seja o método contraceptivo mais usado no país, muitas jovens e mulheres ainda não sabem como utilizar corretamente a pílula anticoncepcional, nem conhecem os benefícios e os efeitos colaterais do medicamento.

Esclareça todas as suas dúvidas a seguir:

Como começar a tomar a pílula?
A maioria das cartelas disponíveis no mercado contém 21 comprimidos. Dessa maneira, recomenda-se tomar a primeira pílula no primeiro dia da menstruação. É necessário tomar uma pílula por dia durante 21 dias seguidos. Quando a cartela acabar, é preciso fazer uma pausa de 7 dias sem tomar nenhuma cápsula. É durante essa pausa que vem a menstruação. Depois disso, é só recomeçar o ciclo com uma nova cartela. Mas, atenção: como outras pílulas podem ser tomadas de formas diferentes, o melhor é sempre consultar o médico.

E se eu esquecer de tomar?
Caso você esqueça, tome o medicamento dentro das próximas 12 horas. O ideal é ingerir a pílula que esqueceu assim que lembrar e a pílula seguinte no horário habitual. Se esquecer do uso por mais de 12 horas, verifique as instruções com seu médico ou na bula do medicamento.

Quer saber mais sobre a pílula? O Mil Dicas de Mãe, tirou mais dúvidas sobre o método anticoncepcional.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também