Universidade alemã recebe inscrições para mobilidade acadêmica internacional

Estão abertas as inscrições para mobilidade acadêmica internacional na Universidade Leuphana de Lüneburg, na Alemanha. As vagas são para estudantes de graduação e de pós-graduação dos cursos de Computação e a candidatura deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

A secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Lucilene Machado Garcia, destaca que investir na internacionalização e na mobilidade acadêmica são um investimento no futuro e na expansão da educação superior da Universidade. “Estamos vivendo em um cenário global, multicultural e altamente competitivo, em que a internacionalização tem sido definida como o processo intencional de integração. Temos o objetivo de aumentar a qualidade do ensino para todos os estudantes de ensino superior, além de professores e técnicos da UFMS”, afirma.

O intercâmbio para a universidade alemã foi motivado pela colaboração de pesquisa entre os professores da Faculdade de Computação (Facom), Eraldo Luís Rezende Fernandes e Valéria Quadros dos Reis, e o professor do Instituto de Sistemas de Informação da Universidade de Leuphana, Ulf Brefeld. “Um acordo de cooperação científica foi formalizado entre as duas instituições, com o objetivo de facilitar as visitas de pesquisadores da UFMS à universidade alemã. A iniciativa gerou resultados positivos, como a pesquisa que fizemos em conjunto. O que acabou levando ao plano de ampliação da oportunidade para que acadêmicos da graduação e pós-graduação pudessem cursar parte de seus créditos na Leuphana”, explica Valéria.

A professora pontua que os benefícios da mobilidade para os estudantes da UFMS incluem vantagens acadêmicas, como o acesso a um ensino de alta qualidade e recursos tecnológicos de última geração. “Através do intercâmbio, os estudantes da nossa Universidade têm a possibilidade de vivenciar um ambiente acadêmico extremamente acolhedor, o que permite aos participantes aprimorar rapidamente sua proficiência linguística. O estudante tem a oportunidade de cursar disciplinas teóricas inovadoras em todas as áreas de formação oferecidas pela Leuphana”, reforça.

Para a professora, um dos objetivos da ação é fazer com que seja estabelecida condições para a realização de outros intercâmbios de estudantes, pesquisadores e professores da UFMS atuantes na área de Computação das duas instituições nos próximos anos. “A mobilidade fortalece a Política Institucional de Internacionalização da UFMS, em especial os eixos estratégicos relativos à promoção da internacionalização nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu e nos cursos de graduação”, complementa.

Para se candidatar, os estudantes devem apresentar média geral acadêmica igual ou superior a 6,5 no último semestre letivo. A Universidade Leuphana de Lüneburg exige que os participantes do intercâmbio tenham conhecimento de inglês (nível B2) ou alemão (nível B1) comprovados por meio de certificados reconhecidos internacionalmente. A instituição alemã oferece, antes do início de cada semestre, um Curso de Orientação e Idioma. Por este motivo, os estudantes devem estar na universidade cerca de um mês antes do semestre começar.

A universidade alemã também disponibiliza uma planilha de custos para que os estudantes tenham noção dos gastos na cidade de Lüneburg. Entre os itens considerados estão custos básicos como aluguel, seguro e plano de saúde, alimentação, registro como morador da cidade, curso de orientação e idiomas, taxa de estudos, incluindo o transporte público gratuito, livros e lazer. Caso o intercâmbio seja durante o semestre de inverno, há informações sobre os gastos com a aquisição de jaqueta e botas de frio.

Mais informações podem ser obtidas no Quadro de Oportunidades de Mobilidade Acadêmica Internacional na página da Aginova e na página da Facom.

Texto: Ariane Comineti e Nélida Navarro

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também