Veja quanto será pago na antecipação da parcela do 13º salário do INSS

A primeira parcela proveniente da antecipação do 13º salário do INSS deve ser paga até o fim do mês de maio. A informação é do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

A promessa inicial do presidente da República, Jair Bolsonaro, era para que a primeira parcela fosse paga ainda neste mês de abril. Entretanto, não foi possível tendo em vista o atraso nos trâmites relacionados à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que só foi aprovada e sancionada nos últimos dias.

A antecipação do 13º salário do INSS consiste em uma medida eventualmente adotada pelo Governo Federal através da Previdência Social e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Porém, a prática foi evidenciada desde o ano passado em decorrência dos impactos da pandemia da Covid-19, uma vez que os aposentados e pensionistas integram o principal grupo de risco da doença.

De acordo com os dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a expectativa é para que cerca de 31 milhões de segurados do INSS sejam contemplados pela iniciativa. A medida ainda será capaz de injetar R$ 56 bilhões na economia brasileira.

Quem recebe o 13° salário do INSS

Vale ressaltar que tem direito ao 13º salário do INSS os segurados inscritos diretamente na autarquia. Portanto, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) está excluído deste grupo. No geral têm direito os segurados que recebem:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Em 2020, a primeira parcela foi depositada entre o período de 24 de abril a 8 de maio. Enquanto a segunda parcela foi paga entre 25 de maio a 5 junho. Neste ano, a primeira parcela está prevista para ser liberada a partir do dia 25 de maio, sendo concluída no dia 8 de junho.

Valor das parcelas

No que se refere ao valor do 13º salário do INSS, cada parcela corresponde a 50% do valor total do benefício, embora haja algumas particularidades.

O valor da primeira parcela é integral e não tem a incidência de nenhum desconto. Já a segunda conta com a soma de reduções tributárias do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), se o pensionista em questão for contribuinte.

Vale mencionar que o pagamento deste benefício se baseia no calendário de depósitos oficial do INSS, que normalmente ocorre nos últimos dez dias de cada mês e início do período subsequente.

O calendário de pagamentos do benefício mensal começou na última segunda-feira, 26, fator que pode ser visto como um impasse para a antecipação do 13º salário do INSS. (FDR)

Calendário 13° salário do INSS

Benefícios com valor máximo de um salário mínimo

Dígito final1ª parcela – Maio2ª parcela – Junho
125 de maio24 de junho
226 de maio25 de junho
327 de maio28 de junho
428 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
601 de junho01 de julho
702 de junho02 de julho
804 de junho05 de julho
907 de junho06 de julho
008 de junho07 de julho

Benefícios superiores a um salário mínimo

Dígito final1ª parcela – Maio2ª parcela – Junho
1 e 601 de junho01 de julho
2 e 702 de junho02 de julho
3 e 804 de junho04 de julho
4 e 907 de junho06 de julho
5 e 008 de junho07 de julho

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também