Quem são os profissionais da Educação?
Essa é uma categoria muito importante para o funcionamento de uma escola, e foi reconhecida por meio da lei 12.014, sancionada em 6 de agosto de 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei foi criada com o objetivo de alterar o artigo 61 da Lei 9.394, considerando que:
“Profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:
I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;
II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;
III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.
Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:
I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;
II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;
III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.”
Ou seja, a lei beneficiou mais de 1 milhão de trabalhadores, pois reconheceu que, juntamente com professores e pedagogos, todos os profissionais que atuam dentro das unidades escolares básicas, como:
- Coordenadores;
- Diretores;
- Supervisores;
- Monitores;
- Secretários;
- E inspetores.
Também são considerados profissionais da educação, já que todos eles contribuem, de acordo com seus respectivos serviços, para ajudar a escola a cumprir o seu papel no dia a dia.
Origem do Dia Nacional dos Profissionais da Educação
Para marcar de vez o reconhecimento e a valorização dos funcionários das escolas, o deputado Vicentinho criou um projeto para instituir o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Assim, em dezembro de 2014, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a lei 13.054, para ser celebrado anualmente no dia 06 de agosto. A data escolhida refere-se à sanção da Lei 12.014/2009.
Valorização Profissional
A educação é o recurso mais importante para mudanças no país, e graças a alteração da lei, todos os profissionais que dedicam suas vidas ao ensino, sem exceção, passaram a ser mais valorizados e compreendidos pelo esforço diário em transformar a vida dos milhares de brasileiros.
Dia Nacional dos Profissionais da Educação é considerado feriado?
Apesar de ser uma importante data para homenagear os profissionais que exercem um papel relevante e qualificado na estrutura do ambiente escolar, não é considerado feriado.
Opções de atuação
Como podemos ver, o profissional da educação pode atuar em diversas áreas. Confira alguns:
- Diretor: Profissional que atua como administrador da instituição escolar, sendo responsável juridicamente;
- Coordenador pedagógico: Responsável pelo desenvolvimento e implementação de programas educacionais, além de supervisionar o corpo docente;
- Monitor/auxiliar de professor: Essa área costuma ter somente na educação infantil. É o profissional que atua ajudando o professor em sala de aula;
- Inspetor: Tem como objetivo cuidar da segurança e auxiliar na disciplina dos alunos quando os mesmos estão fora da sala de aula;
- Secretário: É o profissional que atua nas questões administrativas da escola;
- Professor: O mais conhecido no ambiente escolar, é o profissional responsável por ministrar aulas.
O que é ser um educador?
De forma resumida, é um agente transformador na vida de milhares de brasileiros. Podemos trazer o significado de um dos principais educadores do país, Paulo Freire: “o educador deve saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
Ou seja, um profissional da educação vai muito além da função de transmitir conhecimento. Também tem como objetivo formar cidadãos, sendo responsável por estimular a compreensão, autonomia, descoberta, curiosidade e pensamentos.
Quem foi Paulo Freire?
Paulo Freire nasceu em Recife, Pernambuco, e foi um importante pedagogo que inovou o ensino no país. Para ele, a visão tradicional da educação, que consistia em apenas transferir conhecimento, era totalmente ultrapassada.
Então, desde 1947, quando passou a atuar com a alfabetização de jovens e adultos, o educador mudou o tipo de ensino. Naquela época, tanto as crianças, como os adultos, utilizavam o mesmo método para serem alfabetizados.
Paulo Freire afirmava que a educação era uma ferramenta importante para a transformação da sociedade, e com isso, estimulava o ensino com base no diálogo, na conscientização sobre problemas sociais, nas necessidades e experiências diárias dos alunos.
Diante da sua importância na construção de uma educação de qualidade, Paulo Freire se tornou um dos principais pedagogos do país e está entre os autores mais citados em trabalhos acadêmicos em todo o mundo.
Conclusão
O Dia Nacional dos Profissionais da Educação, comemorado no dia 06 de agosto, é uma importante data para homenagear esses profissionais que são indispensáveis para a construção do conhecimento e desenvolvimento humano no ambiente escolar.
Falar dos profissionais da educação é falar de compromisso, dedicação, paciência e amor. Apaixonados por aprender e ensinar, eles têm a grande missão de transformar a realidade do país.
Se a escola em que atua precisa de mais investimento para potencializar suas ações, como modernização de ambientes, reformas estruturais e até compra de equipamentos didáticos, um empréstimo com garantia de imóvel pode ser interessante.
Você conhece alguém que trabalha nessa área? Então compartilhe esse conteúdo e mostre seu agradecimento!