O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) atualizou suas diretrizes para limpeza e desinfecção de locais para prevenir o espalhamento da Covid-19, disse a diretora-geral da entidade, Rochelle Walensky, na segunda-feira (5) durante uma reunião do Time de Resposta à Covid-19 da Casa Branca.
A ciência mostrou recentemente que pessoas podem ser infectadas através de superfícies contaminadas, mas o risco de isso acontecer é baixo. Limpar os locais com detergente ou sabão regularmente é o suficiente. A desinfecção não é necessária, disse Walensky.
“A desinfecção só é recomendada em locais fechados, escolas ou casas onde houver casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, dentre as últimas 24 horas”, explicou.
Na maioria dos casos, nebulizações, fumigações e pulverizações eletrostáticas não são recomendadas como métodos primários de desinfecção, e na realidade trazem vários riscos à saúde.
A transmissão através de superfícies também pode ser reduzida pelo uso correto e consistente das máscaras, afirmou Walensky, juntamente com a higiene das mãos.