Dia do Taxista: NGK orienta sobre manutenção em uso severo do veículo

Revisões frequentes, condução consciente e cuidados com a segurança estão entre as dicas da NGK para quem depende do carro no dia a dia

São Paulo, julho de 2025 – A utilização do veículo em condições severas, como trânsito intenso, estradas mal pavimentadas, transporte de carga, percursos muito curtos e, principalmente, o uso profissional, pode impactar diretamente o desempenho, a durabilidade e o consumo de combustível do automóvel. Entre os profissionais que mais dependem do bom funcionamento do veículo estão os taxistas, para quem a economia de combustível e a confiabilidade mecânica do carro são fundamentais. Para celebrar o Dia do Taxista, a NGK, marca da Niterra especializada em sistemas de ignição, destaca a importância da manutenção preventiva como uma aliada essencial e também compartilha orientações e dicas práticas que ajudam os profissionais do volante a manterem seus veículos em perfeitas condições, garantindo mais eficiência, economia de combustível e tranquilidade nas ruas.

1- Manutenção frequente. Trânsito intenso, paradas constantes, baixas rotações do motor e jornadas de até 15 horas por dia são características do trabalho desses motoristas. Por isso, o plano de manutenção deve seguir as recomendações voltadas ao uso severo. “A manutenção, nesses casos, deve ser baseada prioritariamente na quilometragem e não no tempo de uso. Os manuais dos fabricantes detalham os itens que precisam de verificação e substituição em cada intervalo, além de alertar sobre os ajustes necessários para quem roda em condições severas, normalmente diminuindo pela metade o plano de manutenção, consulte o manual do seu veículo”, orienta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

2- Economia de combustível começa na oficina! Reduzir o consumo de combustível é essencial para motoristas profissionais. Além de uma condução mais suave, evitando acelerações bruscas, marchas erradas e frenagens desnecessárias, os sistemas de ignição e injeção eletrônica devem ser verificados com cuidados extras. Pequenas falhas, que muitas vezes passam despercebidas no uso diário, afetam diretamente a relação quilômetro por litro. Por isso, é fundamental que os sistemas sejam avaliados regularmente por um mecânico de confiança”, reforça a empresa.

3- Uso profissional? Cuidado redobrado! Enquanto o motorista comum passa algumas horas por dia ao volante, os profissionais chegam a permanecer mais de 12 horas dirigindo. O uso intenso exige cuidados adicionais com o veículo, mas também com o bem-estar do condutor. Paradas regulares para alimentação, descanso e higiene são fundamentais para manter a segurança na jornada, o estresse interfere na atenção do motorista.

4- Segurança em foco: veículos utilizados por taxistas devem seguir regulamentações específicas de segurança, incluindo ano de fabricação máximo permitido e inspeções periódicas obrigatórias. Além disso, aplicativos de trânsito e navegação tornam-se aliados importantes para evitar áreas de risco e otimizar rotas.

Em caso de necessidade de substituição de componentes, a NGK disponibiliza uma linha completa de produtos de alta qualidade para o mercado de reposição automotiva. Entre as opções, destacam-se as velas de ignição com metais nobres, oferecidas sob a marca NGK, incluindo modelos especiais como a G-Power (com eletrodo de platina) e a Iridium IX (com eletrodo de irídio), amplamente disponíveis no aftermarket e as linhas Laser Platinum e Laser Iridium voltadas a veículos mais modernos que já saem de fábrica com esta tecnologia. A marca NTK, também disponibiliza uma linha de sensores voltadas ao mercado de aftermarket como sensores de oxigênio (sonda lambda), nível de combustível, ABS entre outros sensores.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 65 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK e NTK (componentes automotivos) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também