Entrevista com o deputado estadual Lucas de Lima, Jornal da Top

Rede Top FM

Nesta quinta-feira (18), a 1ª edição do programa Jornal da Top, da Rede Top FM, que em Campo Grande pode ser sintonizada na 88,9 FM, entrevistou o deputado estadual Lucas de Lima (PDT), que tratou sobre o bem-estar animal, legislação e questões políticas de Mato Grosso do Sul.

“O Dezembro Verde é uma campanha anual de conscientização em Mato Grosso do Sul, instituída por lei estadual de minha autoria para combater o abandono e maus-tratos de animais. A campanha é crucial no fim de ano, pois é um período em que há um aumento significativo de descarte de animais”, revelou.

Ele enfatizou que a questão animal é de saúde pública, visto que animais abandonados nas ruas transmitem doenças. “Campo Grande é uma das cidades com maior número de animais por habitante no Brasil, que tem 30 milhões de animais abandonados. O Dezembro Verde busca combater o descarte de animais por pessoas que viajam ou não conseguem mais cuidar deles”, reforçou.

Lucas de Lima revelou que já foi aprovado um projeto de lei na Assembleia Legislativa sobre o direito dos animais nas escolas, mas a Secretaria Estadual de Educação ainda não o implementou. “A violência contra animais e pessoas é aprendida em casa. Há uma ligação entre agressores de animais e perpetradores de violência doméstica”, argumentou.

O deputado estadual cobra a construção de um hospital veterinário público no Estado. “Tenho visto hospitais veterinários públicos em São Paulo e Recife, que funcionam pelo SUS, atendendo cerca de 400 animais por dia e oferecendo até apoio psicológico aos tutores. É possível com gestão e vontade política, mas a situação financeira e de saúde humana atual no Estado dificulta o investimento”, reconheceu.

A respeito da questão de soltar fogos de artifício, ele lembrou que, apesar da existência de leis municipais e estaduais proibindo fogos ruidosos, a fiscalização é ineficaz. “Não há canais específicos de denúncia, e a polícia tem dificuldade em atuar. Os fogos afetam não só os animais, mas também idosos, autistas e crianças. Por isso, defendo a proibição total de fogos de artifício com estampido, sugerindo alternativas como os fogos silenciosos e drones, como em algumas cidades do Japão”, exemplificou.

Questionado sobre tutores que não mantêm seus cães presos, o parlamentar informou que a lei já existe e prevê pena de 2 a 5 anos de prisão por maus-tratos e abandono. “A responsabilidade é do tutor, e o deputado não pode intervir diretamente. É crucial que a população denuncie e os canais recomendados são o site da Polícia Civil (com uma aba específica para crimes contra animais, maus-tratos e abandono) e a Polícia Militar (180)”, citou.

Trabalho Legislativo e Perspectivas Políticas

Lucas de Lima também destaca o trabalho na área da saúde, especialmente na PPP (Parceria Público-Privada) para a saúde em Campo Grande, que busca descentralizar os atendimentos do interior e remanejar os investimentos estaduais nos hospitais.

Com relação ao futuro político, ele pretende concorrer novamente a deputado estadual em 2026 e justificou a escolha pela paixão que tem pelo rádio e pela TV. “Como deputado estadual, tenho a possibilidade de estar mais presente em Mato Grosso do Sul e o perfil do meu mandato, que é próximo da população, me impede de viajar muito”, argumentou.

O parlamentar ainda comentou sobre a crise do transporte coletivo urbano de Campo Grande. “Desde 2016, quando foi eleito vereador, já havia dificuldades com o Consórcio Guaicurus. Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o consórcio não avançou na época e os problemas persistem quase 10 anos depois”, revelou.

Para Lucas de Lima, os passageiros enfrentam ônibus com goteiras (chegando a precisar de guarda-chuva dentro do veículo) e terminais em estado ruim. “Os motoristas e trabalhadores do transporte coletivo não recebem salários, 13º salário e vale-alimentação, especialmente em um período crítico como o final de ano. Eles estão certíssimos em suas reivindicações, apesar de a justiça por vezes determinar que trabalhem sem receber”, assegurou.

O deputado afirmou que a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), nunca o procurou em três anos de mandato para buscar ajuda em relação aos desafios de Campo Grande, mesmo ele estando à disposição com emendas e apoio. “Eu sugiro a necessidade de maior diálogo e acordos, mencionando conversas com o presidente da Câmara dos Vereadores. A possibilidade de a Prefeitura assumir o sistema de transporte (intervenção) não sei se isso resolveria ou pioraria o problema”, pontuou.

Lucas de Lima defendeu a liberação do transporte público e a criação de mais empresas em Campo Grande para fomentar a concorrência. “O monopólio permite que uma única entidade faça o que quiser. Há um consenso sobre a necessidade de renovar a frota de ônibus, que está velha, pois temos alguns veículos com mais de 10 anos, quando a renovação deveria ser a cada 3 anos”, reclamou.

Assista a entrevista completa pelo link:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também