A feira funciona todos os finais de semana e é vitrine para informais, micro e pequenos empreendedores
A Feira Online Amigos & Empreendedores, está no ar há um ano e meio, mudando o jeito de “olhar vitrines”, e oferecendo uma nova experiência de compra online para os consumidores. O grupo foi Idealizado pela professora de inglês e terapeuta, Gleicy Ivana Salvi Vilela. A feira acontece todos os sábados e domingos, pelo WhatsApp, com resultados positivos.
“O diferencial da Feira Online com outros grupos de venda, é o fato de que cada expositor apresenta seus produtos sem interrupções. Ele tem um período de tempo para expor o que vende, e só ele que posta no grupo nesse momento. Fica interessante para o consumidor visualizar sem ter interferência com produtos de outros expositores”, explica Gleicy
O grupo começou com cerca de 10 expositores, que estavam em um outro grupo do qual Gleicy tinha participado. Hoje já são mais de 100 empreendedores expondo seus produtos pelo aplicativo. “Tem todo o tipo de expositor, de informal a proprietários de estabelecimentos”, conta a professora. Os produtos vão desde doces e bolos artesanais, a roupas, perfumes e bijuterias, entre outros. São cerca de 570 consumidores em potencial participando do grupo.
“Nunca foi possível medir o fluxo de vendas, e na verdade nunca fiz isso para não ser invasiva com os expositores”, explica. Entretanto, Gleicy tem recebido feedback variado. “Tem quem não recebeu retorno, quem não recebe no início e após certo tempo surge alguém, e tem quem vende regularmente, até o caso de um a expositora que vendeu todas as peças em um dia de Feira Online”, diz.
Com a Black Friday chegando, Gleicy e a administradora do grupo, Érika Anunciação Ribeiro, estão trabalhando na divulgação do grupo, objetivando aumentar as vendas. “Queremos divulgar em todas as redes para obter um grande alcance.”
Para participar, os expositores pagam uma taxa simbólica de R$ 5 para 30 minutos de exposição. Para quem precisa da metade desse tempo, o valor cai para R$ 3. “No formato de 30 minutos, o expositor pode optar por adquirir um pacote de participações. O valor fica mais em conta”, comenta.
Para 2025, Gleicy espera um ano promissor, com trabalho e bons resultados. “Queremos divulgar mais nas redes, para aumentar a quantidade de espectadores no grupo, e consequentemente de vendas. Dessa forma, também, o público conhece excelentes produtos sem sair de casa”, finaliza.
Quem quiser participar do grupo, como expositor(a) ou consumidor(a), deve procurar as administradoras pelo perfil do Instagram.