Forma como crianças lidam com emoções está ligada aos pais, diz estudo

Reprodução

Demostrar as próprias emoções pode ser um desafio para algumas pessoas. Um novo estudo, feito na Espanha, mostra como o meio em que as crianças vivem, a forma como os pais lidam com as emoções e até mesmo a extensão do vocabulário influenciam como elas expressam os sentimentos na infância.

A descoberta está em um artigo revisado por pares e publicado recentemente na revista Frontiers in Psychology por cientistas do Grupo de Pesquisa em Cognição e Linguagem (GRECIL), integrado ao eHealth Center da Universidade Aberta da Catalunha (UOC) e da Universidade de Barcelona (UB).

Os pesquisadores analisaram a existência de diferenças na regulação emocional em crianças e adolescentes que foram diagnosticados com comprometimento específico da linguagem/transtorno do desenvolvimento da linguagem .

Estima-se que uma em cada 14 crianças tenha a condição. O transtorno tem impacto no cotidiano delas, afetando o desenvolvimento social e acadêmico.

Influência dos pais

Ao analisar o ambiente em que as crianças estão inseridas, os pesquisadores observaram que a forma como os pais expressam as próprias emoções é muito importante para explicar a capacidade dos filhos em lidar com as emoções durante a infância.

Porém, eles acrescentaram que esta influência sobre a regulação das emoções dos filhos diminui consideravelmente durante a adolescência.

Crianças mais empáticas

A capacidade de expressar experiências emocionais em palavras torna o entendimento sobre os próprios sentimentos e os das outras pessoas mais fácil. De acordo com a principal coautora do estudo, Nadia Ahufinger, quanto melhor é o vocabulário e a linguagem das crianças, mais ferramentas elas terão para regular suas emoções. Ele ajuda a esclarecer, compreender e regular os sentimentos.

“Ao analisar a relação entre linguagem e regulação emocional, observamos que o vocabulário expressivo que as crianças têm entre os 5 a 7 anos de idade prediz sua regulação emocional quatro anos depois, relação que não é vista na adolescência”, disse Ahufinger.

Nos anos pré-escolares, as crianças com DEL/TDL são menos capazes de captar os sentimentos de outras pessoas e mostrar suas próprias emoções, o que pode prejudicar a capacidade de relacionamento em momentos importantes para o desenvolvimento, além de limitar o estabelecimento de relacionamentos interpessoais.

Comportamento

Segundo Ahufinger, as crianças com distúrbio específico da linguagem (SLI) e transtorno do desenvolvimento da linguagem (DLD) mostram uma menor tolerância à frustração e fazem mais birras. O comportamento pode estar relacionado à menor compreensão do próprio estado emocional e do estado alheio.

“Ser capaz de expressar nossas experiências emocionais em palavras tornará mais fácil para nós elaborar e entender o que está acontecendo conosco em nosso mundo emocional, e também entender o de outras pessoas. Esses são aspectos-chave para regular nossas emoções de uma forma útil e flexível”, enfatizou a pesquisadora.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também