A ação visa atender um dos principais requisitos da NT 17/2021 do CBM-MS
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, filiado à Rede Ebserh, promoveu nos dias 09, 16 e 23 de julho de 202, mais uma capacitação para formação de novos brigadistas de incêndio. A ação visa atender um dos principais requisitos da NT 17/2021 do CBM-MS. O Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico – PSCIP refere-se a um conjunto de ações que visam garantir a segurança, a preservação da integridade física e saúde de todos os colaboradores, pacientes, assim como das demais pessoas que frequentam diariamente as dependências do HU-UFGD. O Projeto é exigido por lei, fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros para verificar se as instalações e implementações realizadas nos locais estão de acordo com as normas vigentes. O projeto deve ser realizado para qualquer tipo de estabelecimento comercial, residencial ou industrial que necessite obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros).
O ciclo de capacitação, além de obrigatório, torna-se oportuno em razão de zelar sempre pelo caráter prevencionista. A ação se fez necessária visando qualificar aqueles profissionais voluntários que manifestaram interesse em fazer parte da equipe de brigada de incêndio.
O Técnico em Segurança do Trabalho e Coordenador do Projeto de capacitação, Ivan Lima, esclarece que esse projeto foi elaborado de forma minuciosa e a capacitação de 08 horas “visa contemplar o suporte básico referente ao Combate do Princípio de Incêndios e Primeiros Socorros, onde esses profissionais deverão atuar com a máxima eficácia em caso de tais infortúnios, utilizando-se das técnicas recebidas, auxiliando nos primeiros atendimentos às vítimas, na orientação da evacuação dos setores que possam estar sendo afetados, principalmente na condução das dinâmicas necessárias para se manter o controle em todos aspectos que assegurem a preservação da integridade física e saúde de todos aqueles que possam estar envolvidos em tais incidentes”.
Ainda sobre o projeto de capacitação, o coordenadorexplanou que essa etapa de formação foi realizada nas dependências do HU-UFGD, com as dinâmicas teóricas e práticas para testar a aprendizagem dos participantes. A referida capacitação foi ministrada por alguns profissionais da própria instituição, capacitados e habilitados pelo Corpo de Bombeiros para instrutoria.
“Após a conclusão desse novo ciclo de formação, todos os participantes fizeram avaliação de reação da capacitação, onde se faz oportuno a mensuração de todo contexto de formação, seja ele didático, de conteúdo, estrutural, logístico, teórico, prático, atribuindo o conceito da avaliação para recebimento do certificado de capacitação de 08 horas, conforme exigências da legislação em vigor”, informou o coordenador.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.