Humap tem sua primeira teleinterconsulta realizada por médica gestante

Implantando pelo E-Saúde do hospital, o atendimento a distância visa solucionar riscos ocupacionais durante o período de gravidez das profissionais

Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Rede Ebserh, inovou na área da telemedicina ao implantar a Teleinterconsulta para médicas especialistas gestantes. O objetivo é de solucionar os riscos ocupacionais enfrentados por essas profissionais durante consultas presenciais, utilizando a modalidade para realizar consultas médicas a distância.

A telemedicina é uma poderosa ferramenta que utiliza a tecnologia da informação para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde. Para a Organização Mundial da Saúde, a telemedicina é uma forma de promover a saúde e prevenir agravos. No Brasil, o exercício da telemedicina é regulamentado Conselho Federal de Medicina desde 2022.

No Humap-UFMS/Ebserh o paciente é atendido a distância pela médica especialista gestante por intermédio de tecnologias digitais, de informação e de comunicação, enquanto o médico residente conduz o atendimento síncrono e presencial junto ao paciente em uma sala de teleconsulta dentro do hospital. Todo atendimento ocorre de forma síncrona e em conformidade com as normativas éticas do exercício da medicina. As informações são registradas no prontuário do paciente.

No dia 21 de agosto, o hospital realizou a sua primeira teleconsulta mediada pela médica gestante especialista em gastroenterologia, Dra. Isadora Elis, juntamente com a médica residente, Dra. Mariana Prado Martins.

O Gerente de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Oleci Pereira Frota, enfatizou a importância do ensino em ambientes reais de assistência utilizando tecnologias digitais, de informação e de comunicação: “a Teleinterconsulta é uma estratégia que potencializa a qualidade da formação do residente, haja vista que propicia um ambiente de troca de experiências e de discussão clínica com o especialista, tendo a educação problematizadora como norteadora”.

A Chefe da Unidade de E-Saúde, Pricila Lima Dos Santos, ressaltou alguns benefícios do uso desses meios para o teleatendimento nesse cenário: “a tecnologia pode ajudar a economizar recursos, promovendo sustentabilidade, pois não utiliza papel, amplia o acesso a médicos especialistas e também auxilia para que o paciente receba o tratamento adequado com o mesmo médico”.

A experiência da primeira paciente a ser atendida nessa modalidade, Sra. Luzia da Silva Santos, de 61  que autorizou a divulgação do atendimento,  pode ser assistida pelo link: https://youtu.be/0VJLW9zxPyw .

O Humap está cada vez mais comprometido em oferecer soluções inovadoras e eficientes na área da saúde.

Sobre a Ebserh


Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também