33ª edição organizada pelo curso de Direito da Unoeste recebeu os hipnoterapeutas Fábio Luiz Bertoni e Claini Oliveira que juntos abordaram o poder da mente; programação com temas diversos segue até esta quarta
De forma irreverente, descontraída, com algumas surpresas e com direito até a stand-up hipnótico interativo na cerimônia de abertura, o curso de Direito da Unoeste, que integra a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, deu início nessa segunda-feira (19) a 33ª edição da Jornada Jurídica. A programação que segue até esta quarta-feira (21) nos períodos da manhã e noite, contempla temas jurídicos recentes e que são de extrema importância para a sociedade. O principal público-alvo são os alunos, egressos e operadores do Direito e áreas correlatas. De manhã, os temas em discussão movimentam o Auditório das Acácias (Salão do Júri), e à noite as palestras são proferidas no Salão do Limoeiro.
Na cerimônia de abertura, o Salão do Limoeiro ficou lotado. A principal atração era o stand-up hipnótico conduzido pelos hipnoterapeutas Fábio Luiz Bertoni, formado na Omni Hypnosis Training Center – organização que fica na Suíça e é considerada a melhor escola de hipnoterapia do mundo –, e Claini Oliveira, formada pela Universidade Brasileira de Hipnose. Ambos quiseram provar, por meio da hipnose, o poder incrível da nossa mente. E conseguiram quando praticaram a hipnose em dinâmicas realizadas ao longo do evento com estudantes que estavam na plateia.
Primeiro, Fábio fez questão de contar que ficou contente em ter sido convidado pela instituição que forma profissionais para o mercado. Depois, ele explicou as contribuições desse tipo de prática no ser humano. “Toda hipnose é uma auto-hipnose. O que fizemos aqui hoje foi demonstrar o poder da nossa mente. Apresentamos ao vivo alguns tratamentos, algumas sugestões hipnóticas, levando para esses jovens e futuros formandos, a capacidade de desbloquear a mente na hora da prova, por exemplo. No caso deles também na hora que forem prestar o exame da Ordem [OAB – Ordem dos Advogados do Brasil]. São técnicas que permitem o jovem ter menos ansiedade na vida cotidiana, pois sabemos que existem muitos gatilhos ocultos. E são justamente eles que trazem aquela emoção recalcada, que a pessoa não sabe de onde vem aquilo”.
Esses tratamentos e técnicas hipnóticas, garante ele, ajudam 100% no poder de concentração perante desafios diversos do dia a dia. “Imagine você chegar, por exemplo, numa avaliação e você simplesmente tocar no seu peito ou na sua testa, olhar para a prova e lembrar da matéria toda. Veja bem: se a matéria está ali [na mente] e ele estudou não tem como ele não acessar [o conteúdo estudado]. É 100% de eficácia”, concluiu o hipnoterapeuta que fez mais de duas horas de hipnoses que impressionou quem estava no Salão do Limoeiro.
Conhecimentos compartilhados
Apesar da cerimônia de abertura ter sido à noite, a Jornada Jurídica teve início no curso de Direito ainda ontem de manhã com o tema “Os desafios enfrentados pelas vítimas de violência doméstica e a importância do correto atendimento e acolhimento”. Esse primeiro tema foi abordado no Salão do Júri, que fica no Bloco B3 do campus 2, pelas advogadas Viviane Gabriel Segatto, que é secretária geral da 29ª Subseção da OAB de Presidente Prudente, e Fernanda Boin da Silva, presidente da Comissão de Violência Doméstica da OAB Prudente.
À noite, além do stand-up hipnótico, a abertura oficial do evento surpreendeu a todos com o coordenador do curso de Direito, Sérgio Ronchi, entrando no Salão do Limoeiro acompanhado de um grande robô, outros dois personagens iluminados e ao som da banda americana de música pop ‘N Sync. A ideia foi deixar o ambiente mais leve e menos formal para que todos pudessem se sentir em casa e absorver o conhecimento extraclasse tranquilamente.
“Cada um de vocês [estudantes] tem um objetivo, pois deixaram suas casas, o conforto de seus lares, para estar aqui durante cinco anos estudando e ralando, de modo que lá na frente obtenham um futuro melhor. E aqui, no curso de Direito da Unoeste, nós temos trabalho muito para que vocês possam alcançar seus objetivos profissionais. Aqui nesta mesa temos três exemplos, ex-alunos que hoje se destacam no mercado e na condução da OAB Prudente. E todos, tenham certeza, para que vocês sejam os melhores no mercado”, discursou Ronchi ao fazer o uso da palavra na composição da mesa.
Além dele, também compuseram a mesa de honra o presidente da 29ª Subseção da OAB de Prudente, Dr. Wesley Cardoso Cotini, a advogada Viviane Gabriel Segatto (secretária geral da 29ª OAB), a advogada Fernanda Boin da Silva (presidente da Comissão de Violência Doméstica da OAB Prudente), além dos hipnoterapeutas convidados da noite. Em um ato de civismo e respeito à Pátria, houve a execução do Hino Nacional antes do stand-up.

Os hipnoterapeutas Fábio Luiz Bertoni e Claini Oliveira interagiram com o público em dinâmicas durante o stand-up hipnótico (Foto: Emerson Sanchez)
Feedback positivo
O presidente da 29ª Subseção da OAB de Prudente elogiou a realização da Jornada Jurídica consolidada pelo curso de Direito da Unoeste que neste ano completa 37 anos de história. E falou da importância dos alunos participarem da programação todos os dias. “É importante não só pela atualização de conhecimento dos temas que serão abordados, mas também para estabelecer networking e amizades, porque quando ele se forma e vai participar dos eventos da OAB já como advogado, fica meio perdido porque se trata de um novo ambiente. Na OAB a gente criou até um grupo de acadêmicos na tentativa de trazê-los para já terem contato com os profissionais de mercado. E essa Semana Jurídica já possibilita essa rede de contato”, destacou.
Ele também fez questão de ressaltar a importância do evento acadêmico que amplifica o conhecimento adquirido pelo aluno para além da sala de aula. “Geralmente na Jornada você vê temas que você não tem tanto afinco na faculdade. São temas que dificilmente você encontraria em qualquer lugar, então é uma oportunidade única, realizada uma vez por ano, no qual a faculdade investe em palestrantes capacitados em temas específicos. Então o aluno tem que participar mesmo”, comentou o Dr. Wesley Cotini.
Mais programação
Nesta terça-feira (20), a 33ª Jornada Jurídica tem sequência com mais duas palestras. Pela manhã, o tema “O poder das provas: práticas no processo civil” é proferido pelo palestrante Dr. Gilberto Notário Ligero no Auditório das Acácias (Salão do Júri). Já à noite, a partir das 19h30, no Salão do Limoeiro, o tema da palestra será “Conciliação, mediação e arbitragem no contexto das inovações jurídicas e do CPC”. Os palestrantes convidados são os advogados Daniel Eloi de Paula Rodrigues e Lígia Vergo, ambos membros da Jus Alternativa, uma câmara de mediação e arbitragem que existe em Presidente Prudente.
A jornada termina na quarta-feira (21), quando mais duas palestras serão realizadas. De manhã, o promotor de Justiça aposentado e professor de Processo Penal do curso de Direito da Unoeste, Dr. Gilson Sidney Amâncio de Souza, falará sobre “O Habeas Corpus – aspectos processuais e práticos, a partir das 8h30, no Auditório das Acácias. E à noite, a partir das 19h30, no Salão do Liomeiro, o delegado de Polícia Civil de Pirapozinho, Dr. Rafael Guerreiro Galvão, encerra a 33ª Jornada Jurídica abordando o tema “O Inquérito Policial como o Primeiro Filtro da Legalidade na Persecução Penal”.