Na tarde de quinta-feira (07), o deputado e presidente da Comissão de Saúde Lucas de Lima, presidiu a audiência pública da saúde, onde foi apresentado o relatório do segundo quadrimestre de 2024. De acordo com o relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o governo estadual destinou R$ 774,47 milhões à saúde entre maio e agosto, um aumento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2023.
Entre as iniciativas destacadas, está a finalização do Hospital Regional de Dourados, prevista para janeiro de 2025. O novo hospital beneficiará cerca de 900 mil pessoas de Dourados e região. Também foram realizados investimentos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), com reformas em setores importantes, como o de hemodiálise e a enfermaria pediátrica.
Outro ponto abordado foi o projeto “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, que busca reduzir filas de espera por exames e cirurgias. Desde maio de 2023, foram registradas mais de 68 mil solicitações de consultas. A telessaúde também foi ampliada, com nove municípios aderindo ao programa “Proadi-SUS Teleinterconsulta”, que realizou 2.504 atendimentos no período.
O secretário de saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou o foco em melhorias estruturais e investimentos em diversas áreas carentes da saúde estadual, incluindo a implementação do programa Resolve APS para modernização das unidades básicas de saúde.
Na ocasião, o deputado Lucas de Lima ressaltou a transparência e destacou a parceria público-privada (PPP) para o HRMS, que inclui a construção de uma nova torre hospitalar com 250 leitos.
Obrigatoriedade da Prestação de Contas
A Lei Complementar 141/2012 determina a apresentação de relatórios quadrimestrais em audiência pública na Casa Legislativa três vezes ao ano.