Mais de 400 estudantes colam grau na primeira noite de cerimônia na Cidade Universitária

Na noite desta sexta-feira, 13, foi realizada a primeira noite de colação de grau da Cidade Universitária, no Ginásio Moreninho, com mais de 400 formandos. Na cerimônia, celebraram o fim da graduação os formandos dos Institutos de Biociências e Integrado de Saúde (Inisa) e das Faculdades de Direito; Educação (Faed); Odontologia; Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan); Medicina (Famed); e de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez).

Com muita alegria, em sua primeira cerimônia como reitora, a professora Camila Ítavo falou sobre a importância da finalização desta etapa na vida de cada um dos formandos. “Os certificados que receberam hoje, vocês levarão para a vida. Nunca se esqueçam da UFMS, nunca se esqueçam que foram recebidos, cuidados por professores, professoras, técnicos e técnicas, nunca se esqueçam das pessoas que ajudaram vocês, familiares, amigos, a rede de apoio, sozinhos não somos nada, não somos ninguém. Nunca se esqueçam de duas palavras: disponibilidade e missão. Estejam disponíveis nas escolas, nos hospitais, nas empresas, nos escritórios, nas fazendas, nos laboratórios, iniciativa pública ou privada, onde vocês atuarem que estejam conectados na missão de vocês. Onde estiverem agradeçam a origem de vocês e agradeçam as pessoas que contam com vocês”.

Na solenidade, foram homenageados 19 estudantes que se destacaram ao longo do curso. “Nos últimos anos, a UFMS presta homenagem àqueles que se destacam, fazemos uma homenagem aos melhores estudantes de cada curso, uma menção honrosa na colação de grau. Nosso parâmetro para definir é o Coeficiente do Rendimento Acadêmico, é assim que a gente consegue prestar essa homenagem, isso não quer dizer que temos uns melhores que os outros, é um parâmetro objetivo, um estímulo e uma homenagem”, disse o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

A diretora da Facfan, Luciana Miyagusku, discursou em nome de todos os professores. “Agradeço a oportunidade de representar todos os diretores de todas as faculdades, são tantos jovens, tantos profissionais, agradeço aos familiares que festejarem seus queridos. Vocês são a esperança de um mundo melhor para todos nós, a formatura é apenas o começo de uma longa jornada, o aprendizado da faculdade deve ser sempre aprimorado para servir a sociedade, acreditamos no potencial de cada um”.

A formanda do Curso de Fisioterapia do Inisa e oradora, Nicole Iasmin Minante da Silva, festejou o fim de um ciclo na Universidade. “Importante lembrar que não chegamos aqui sozinhos, professores, amigos e familiares gratidão a todos pelo apoio, agradecimento a toda sociedade, pois sem ela não existiria a UFMS. Nos tornamos profissionais, com responsabilidade e capazes de transformar realidades, hoje encerramos uma etapa, mas iniciamos uma nova jornada, somos capazes de realizar grandes feitos, desejo a todos um futuro brilhante”.

Com lágrimas, a formanda Camila Canete do Curso de Licenciatura em Educação no Campo da Faed falou sobre sua conquista. “Primeiramente, muito emocionante, agradecer a Deus por estar aqui. E esse diploma não é pra mim, é para a minha mãe e para o meu pai também que já se foi. É uma conquista estar aqui depois de quatro anos, só eu e a minha família sabemos o que a gente passou para eu chegar até aqui. Agora com muita alegria, eu venci! Eu formei pela UFMS. Obrigada!”, comemorou.

A formanda Ana Carolina Torres do Curso de Zootecnia da Famez relembrou os desafios da pandemia e celebrou a conquista em família. “Poderia soltar fogos de tanta alegria. Um momento muito especial. Acabei desistindo da faculdade durante a pandemia, abandonei um semestre e preferi voltar no presencial. Voltei com tudo. Então, para mim é muito especial estar aqui, ter a colação presencial. É um sonho da minha mãe também”, contou.

Para a família, que acompanha de perto o dia a dia dos estudantes, a vitória é conjunta. Comemorando a formatura em Medicina do filho, a professora Andreia Rodrigues e o militar Marinildo Gonçalves falaram sobre a felicidade que estavam sentindo. “Depois de tanta luta, tanto investimento nesse sonho do meu filho, é muito gratificante estar aqui hoje e vivendo essa emoção que é inexplicável. Junto com a formatura, nós recebemos a boa notícia de que voltaríamos para Campo Grande, meu marido acabou transferido de cidade no terceiro ano da faculdade do nosso filho e agora recebemos a notícia que vamos voltar pra perto”, disse a professora.

“Meu filho é um vitorioso, o curso é muito difícil e, além disso, ele teve que levar a vida sozinho e estudar. A vida dele foi essa nos últimos anos e não deixou a peteca cair, ficou firme, estudou e graças a Deus estamos aqui com essa alegria imensa”, disse Marinildo.

Na segunda noite da solenidade, colam grau os estudantes dos Institutos de Física, Química e Matemática e das Faculdades de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Artes, Letras e Comunicação; e de Ciências Humanas. O cronograma completo pode ser conferido aqui.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também