“Meu INSS” registrou mais de 830,8 milhões de acessos em 2024

A plataforma Meu INSS, que facilita o acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), alcançou a impressionante marca de 830,8 milhões de acessos em 2024. Desse total, 707,4 milhões foram realizados por meio do aplicativo, enquanto o site registrou 123,4 milhões de acessos. A média de tempo que os usuários permaneceram na plataforma foi de 4 minutos e 21 segundos.

Esse grande volume de acessos levou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a autorizar a exibição de mensagens informativas em formato de carrossel (banners) na página inicial do site e do aplicativo Meu INSS, mesmo sem a necessidade de login. Os banners têm como objetivo fornecer informações essenciais aos cidadãos, como o programa Meu INSS Vale+, que antecipa R$ 150 do pagamento para beneficiários, sem cobrar taxas ou juros no mês seguinte, quando o valor é quitado. Além disso, os banners alertam sobre segurança e proteção de dados para prevenir golpes.

No aplicativo, o ícone Meu INSS+, que oferece a carteira do beneficiário e descontos em farmácias, viagens e serviços em parceria com instituições financeiras, registrou até o início de janeiro de 2025 um total de 34,5 milhões de acessos. Até então, foram geradas 2 milhões de carteiras do beneficiário e realizados 971 mil downloads de PDFs. Esses documentos servem como comprovantes de vínculo com o INSS.

Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, os números refletem a importância do atendimento remoto para assegurar o reconhecimento de direitos, a manutenção e o pagamento de benefícios. “A plataforma não apenas garante o acesso aos serviços, mas também proporciona agilidade no atendimento”, afirmou.

Para aqueles que não têm familiaridade com a tecnologia, o Meu INSS oferece a assistente virtual Helô, que orienta os usuários passo a passo nos diversos serviços disponíveis. Desde sua criação, há quase quatro anos, a Helô já realizou mais de 100 milhões de atendimentos.

O “Meu INSS” foi desenvolvido para simplificar o acesso da população aos serviços previdenciários, e seu sucesso é evidente no aumento contínuo dos acessos. Entre os serviços mais procurados estão consultas a pedidos, benefícios por incapacidade, extratos de pagamento, informações sobre empréstimos, contribuições (CNIS) e simulação de aposentadoria.

Ano a ano, os acessos à plataforma (aplicativo e site) cresceram consideravelmente:

  • 2017: 29,1 milhões
  • 2018: 79 milhões
  • 2019: 210,4 milhões
  • 2020: 429 milhões
  • 2021: 455,3 milhões
  • 2022: 568,1 milhões
  • 2023: 832,5 milhões
  • 2024: 830,9 milhões

Com a plataforma, a solicitação de benefícios se torna mais prática, sem a necessidade de deslocamento até uma agência. Entre os serviços mais buscados estão a consulta de pedidos, extratos de pagamento, análise de benefícios por incapacidade e simulação de aposentadoria.

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