Micro e pequenas empresas têm tratamento diferenciado em compras públicas

No Licicomp, especialista orienta municípios sobre estratégias para inclusão de pequenos negócios nas licitações

Fortalecer os pequenos negócios locais por meio das compras públicas é uma estratégia eficaz para movimentar a economia dos municípios, gerar empregos e aumentar a arrecadação. Ao adotar medidas que priorizam fornecedores do próprio território, as gestões locais estimulam um ciclo virtuoso de desenvolvimento e promovem inclusão econômica. Com o objetivo de apresentar caminhos para que os agentes públicos de Mato Grosso do Sul possam avançar nessa agenda, o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, recebeu nesta quinta-feira (8) a palestra “Regulamentação da contratação de ME e EPP”, ministrada pelo professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, como parte da programação do Licicomp – 1º Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas.

Advogado, professor e ex-procurador do Tribunal de Contas da União (TCU), Jacoby é uma das maiores autoridades do país em licitações e contratos administrativos. Com mais de 30 livros publicados sobre o tema, ele é referência nacional em interpretação da legislação aplicada à administração pública. No evento, abordou os mecanismos legais que estimulam a participação de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) nas contratações públicas, conforme previsto na Lei nº 14.133/2021, destacando seu papel como ferramenta estratégica para o fortalecimento econômico local.

Segundo Jacoby, a regulamentação garante tratamento diferenciado a esses empreendimentos, por meio de dispositivos como cotas exclusivas, critérios de desempate favoráveis e possibilidade de subcontratação. “A Lei é propositalmente genérica, o que exige que os regulamentos complementem suas diretrizes. A dúvida é até que ponto esses regulamentos podem inovar. No caso das micro e pequenas empresas, é importante seguir boas práticas já conhecidas. Os Tribunais de Contas estão atentos, mas buscam não gerar barreiras. A fiscalização tem sido parceira, incentivando a participação dos pequenos negócios. As garantias para ME e EPP, como cotas, subcontratações e critérios de desempate, estão previstas na Lei Complementar 123. A nova Lei de Licitações (14.133/2021) determina a aplicação dessas regras, com algumas ressalvas”, explicou o palestrante. Ele destacou ainda que é essencial seguir as normas corretamente para evitar distorções.

Para os participantes, as orientações apresentadas contribuem para a inclusão de mais pequenos negócios nos processos licitatórios. A secretária de Gestão Administrativa e Financeira de Deodápolis, Jaqueline Fachiano Lacerda, destacou que as informações ajudam a equilibrar os objetivos econômicos locais com o cumprimento da legislação. “A nossa vontade é priorizar os fornecedores locais, porque isso impulsiona o desenvolvimento da cidade. Porém, há muita insegurança na equipe sobre como fazer isso dentro da legalidade, sem restringir a concorrência. Eventos como esse mostram caminhos que o município pode adotar para aliar compras locais ao cumprimento rigoroso da lei”, pontuou.

O coordenador de licitações do município de Antônio João, Anderson Luís Gracia Amorim, também ressaltou o impacto prático da palestra e a possibilidade de adaptação de estratégias. “Eventos como esse são essenciais. Com palestras de nomes como o professor Jacoby Fernandes, conseguimos transformar ideias abstratas em ações concretas. Muitas práticas que vimos aqui — aplicadas em outros municípios, estados ou até na esfera federal — podem ser adaptadas à nossa realidade. É inspirador ver o que já funciona e levar isso para nossa cidade, formalizando processos que antes eram apenas intuitivos”, afirmou.

Sobre o Licicomp

Iniciado em 6 de maio, o Licicomp reuniu representantes de 64 municípios para debater a modernização das compras públicas em Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), e correalizada pelo Sebrae/MS e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), com apoio de entidades como ALEMS, Assomasul, DPGE-MS, MPMS, TCE-MS e TJMS.

Kelly de Souza Brandão, analista-técnica do Sebrae/MS, reforça que a complexidade das licitações exige atualização constante. “O Sebrae/MS foi correalizador deste primeiro Congresso Estadual de Compras Públicas, em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Administração. Nosso objetivo foi capacitar gestores e servidores públicos da área de licitações, especialmente após as eleições municipais recentes, que trouxeram novos prefeitos e equipes, muitos sem experiência nesta temática complexa. Trouxemos especialistas de renome nacional para orientá-los, garantindo que os municípios tenham base sólida para atuar dentro da legalidade e com eficiência”, concluiu.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Sebrae por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou acessar: ms.sebrae.com.br.

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