No comando da Sudeco, Rose Modesto recebe o governador Eduardo Riedel

Reprodução

Desde quando assumiu o comando da Sudeco (Superintendência Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste), a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) tem procurado se fortalecer ainda mais politicamente. Dos candidatos derrotados na eleição para governador do ano passado, ela é a única que está se destacando em nível estadual, diferentemente do ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), e do deputado estadual Capitão Contar (PRTB), que praticamente sumiram dos holofotes.

A exceção fica por conta do ex-governador André Puccinelli (MDB), que tem procurado se manter na mídia com constantes entrevistas aos meios de comunicação e visitas aos bairros de Campo Grande. No entanto, nada comparado com a atuação de Rose Modesto, que à frente da Sudeco, tem atuado como uma verdadeira política, recebendo prefeitos e vereadores de vários municípios de Mato Grosso do Sul, bem como parlamentares estaduais e federais, incluindo o governador Eduardo Riedel (PSDB), seu adversário na eleição passada.

Como já era de se esperar, no comandando a Sudeco, a ex-deputada federal está ganhando projeção política para disputar a Prefeitura de Campo Grande em 2024, caso realmente queira, ou até mesmo tentar retornar à Câmara Federal em 2026, que parece ser o seu destino mais provável, ou ainda para governadora ou senadora, pois o céu é o limite graças ao novo cargo.

Rose Modesto também ganha força para negociar com o governador Eduardo Riedel (PSDB) uma futura composição de olho nas eleições municipais de 2024 ou até mesmo nas eleições de 2026, quando, certamente, o chefe do Executivo estadual deve tentar a reeleição e não vai querer obstáculos na sua caminhada.

Nos últimos dias, ela não perdeu tempo com as articulações políticas ao aproveitar o feriado para participar de eventos em Campo Grande ao lado da prefeita Adriane Lopes (PP) e visitar os bairros da periferia da cidade, que são onde a ex-deputada federal tem mais força política. Rose Modesto também participou de reunião com empresários do comércio da Capital na ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), quando ouviu as reivindicações e sugestões do setor.

Governador

No entanto, nesta terça-feira (13), Rose Modesto deu uma demonstração de que, em política, é preciso olhar para frente ao receber, em Brasília (DF), a visita institucional de Eduardo Riedel. A superintendente do desenvolvimento do Centro-Oeste tratou com o governador de temas para potencializar a economia do Estado, como investimentos e financiamento para as cadeias produtivas importantes como suinocultura, energia renovável e área industrial.

“Uma visita institucional para discutir os principais investimentos e financiamentos ao Estado, por meio do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste), junto à Sudeco. Iremos trabalhar juntos para potencializar o eixo de desenvolvimento do Estado”, disse Riedel após a reunião.

O governador citou linhas estratégicas importantes do Estado junto aos fundos de financiamento na área de suinocultura, energia renovável, assim como aquisição de máquinas e equipamentos. “Todas estas questões são definidas junto ao conselho estadual. É muito importante que possamos compartilhar do desenvolvimento do Estado, neste trabalho com a Sudeco”, pontuou.

Rose Modesto disse que o órgão vai contribuir para ajudar no desenvolvimento do Estado. “Trabalhamos com os dois fundos (FCO e FDCO) que são muito importantes para os estados do Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul já tem apresentado projetos importantes e estruturantes, para que o Estado se desenvolva cada vez mais. O governador veio com as propostas, e a Sudeco vai analisar as demandas”.

Durante a reunião também foi combinado uma reunião em Mato Grosso do Sul, para que a superintendente possa ouvir o empresariado e o próprio Estado sobre as prioridades daqui para frente. A Sudeco é responsável por definir objetivos, metas econômicas e sociais, a elaboração de um plano de desenvolvimento e a formulação de programas e ações com outros órgãos do governo federal, para o crescimento da região Centro-Oeste.

Prefeitos e vereadores

À frente da Sudeco, Rose Modesto tem mantido uma agenda constante de encontros com representantes políticos de Mato Grosso do Sul. Na semana passada, ela recebeu a prefeita de Sidrolândia, Vanda Cristino Camilo, e, em seguida, foi a vez dos vereadores da Câmara Municipal de Rio Brilhante. A comitiva apresentou as necessidades do município em infraestrutura e pediu apoio da autarquia para aprovação de projetos importantes para a cidade.

A superintendente recebeu também o vereador da cidade de Dourados, Olavo Sul, e o diretor de Trânsito do município, Jonecir dos Santos Ferreira. O prefeito da cidade de Deodápolis, Valdir Sartor, acompanhado do secretário de Educação, Adriano Araújo, e do vereador, Carlos de Lima Neto Júnior, também tiveram encontro com a superintendente para tratar de assuntos referentes ao município.

A agenda foi encerrada com a presença da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do estado de Mato Grosso do Sul, Telma Nantes, e da chefe de gabinete, Laís Paulina. A superintendente Rose Modesto pontuou como esses encontros são fundamentais para conhecer as necessidades dos municípios do Centro-Oeste.

“Através do apoio da Sudeco, investiremos cada vez mais na promoção do desenvolvimento e na geração de empregos, levando prosperidade a essas regiões”, disse Rose, que também na semana passada recebeu a visita de representantes das câmaras municipais de dois municípios de Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A primeira reunião foi com vereadores da cidade de Aparecida do Taboado, Jucleber Queiroz, Patrícia Maria e Moysés de Carvalho. Os vereadores apresentaram projeto para obras do pontilhão, próximo ao bairro Jardim Félix. A superintendente, Rose Modesto, se colocou à disposição na busca de recursos da Sudeco para o financiamento da obra.

Também estiveram na Autarquia os vereadores do município de Sonora, Flávia Vasconcelos, Joaquinzinho, Vera Dantas e Deuzimar Lima, solicitando apoio em obras de ampliação do Hospital Municipal Rachid Saldanha Derzi. A superintendente recebeu ainda a diretora da UFGD, Gicelma da Fonseca Chacarosqui, para tratar de projetos voltados à educação e desenvolvimento dos municípios do Mato Grosso do Sul.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também