Os projetos da sucessão Presidencial

Reprodução

PONTO FINAL: Quando Fahad Jamil se dedicava ao contrabando de café, tido como simples calote ao fisco, a opinião pública era condescendente até com seus tentáculos na política (fronteira do Brasil com o Paraguai em Ponta Porã).  Mas depois que ele embarcou em outras demandas tudo mudou. Como no final daqueles filmes de aventuras – o ‘bem’ acaba vencendo. E deu no que deu.

NOVOS TEMPOS?  Eu não arriscaria a confirmar essa tese, mas de uns tempos para cá – fatos antes improváveis ocorreram aqui. Figuras ‘impolutas’, intocáveis, acabaram na cadeia ou tiveram seus nomes ligados a pratica de crimes diversos. O cidadão de mediana inteligência faz a leitura do que lê ou ouve e chega a ‘conclusões óbvias’.       

OPINIÃO: “ ( ) O fato é que, apesar de não parecer (e não parece mesmo), um Lula quase octogenário concorrendo pelo terceiro mandato de presidente deste Brasil varonil é uma oportunidade que, com alguma sorte e um pouco de juízo, não desperdiçaremos. Parafraseando Jane Fonda, Lula candidato é um presente de Deus para a direita. Só não vê quem não quer…”  (Paulo Polzooff Jr. / Gazeta do Povo)

CANALHA:  Adjetivo pesado que requer muito cuidado no seu emprego. Assistindo as entrevistas do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), impressiona o abuso no uso deste termo para atacar outros políticos. Baita incoerência de quem deveria passar a imagem de candidato equilibrado e preparado ao diálogo nacional. Com tanta acidez não agrega.

VALE TUDO! A ordem de Lula é priorizar a sua candidatura. Nos Estados o PT até abrirá mão de candidatura própria em prol de nomes fortes de outras siglas que apoiem o ex-presidente. Aqui no Estado poderemos ter uma situação surrealista e que provoca risos irônicos por antecipação. Mas lembro: Engolir sapos faz parte do jogo político.

A PROPÓSITO:  Com a decisão do STF questiona se a absolvição de Lula garante o perdão do eleitor pelos atos denunciados no processo (com falhas técnicas) mas sem apreciação do mérito. No imaginário popular valem sim as delações, as apreensões de dinheiro e a conclusão de que a corrupção existiu mesmo Lula ‘não sabendo de nada’.

ENFIM…Não se apaga a história verdadeira com uma simples canetada anulando processos e decidindo pela parcialidade do Juiz Moro. A imagem do STF para a opinião pública brasileira é péssima. É o inverso do que o brasileiro pensa do magistrado que empreendeu a maior operação contra a corrupção do dinheiro púbico. O STF quer transformar em vilão o nosso herói Moro desmontando a Lava Jato.   

MEMÓRIA:  A Lava Jato gerou 278 sentenças e recuperou R$4,3 bilhões (1/3 do total desviado) na maioria através de acordos penais e delações premiadas. Agora, centenas de condenados e réus já planejam ações para reverter a situação. Lembro: São 7 os ministros nomeados pelos dois governos do PT e que tem retribuído com gratidão impar votando também pelo desmonte da Lava Jato.  

CARLOS MARUN:  Em entrevista o ex-ministro defende uma posição mais ativa dos partidos do centro, inclusive do MDB. Alegou que ‘o Governo Temer é uma obra inacabada’, dando margem às várias interpretações. Nos bastidores fala-se que o Planalto teria solicitado a vaga de Marun no Conselho da Itaipu Binacional para acomodar novos acordos políticos com o ‘Centrão’.

CONVENIÊNCIA: É notória a posição impoluta de Marun quando se trata de defender o ex-presidente Temer e o deputado Eduardo Cunha, ambos do MDB. Mas tem evitado entrar na discussão do mérito da prisão e processos (Lama Asfáltica e cia) contra o ex-governador Puccinelli (MS) – seu outro padrinho. Não dá murro em ponta de faca, escolhe onde pisa.  

‘ENERGIA E ESPERANÇA’:  Hoje em dia estamos ausentes/Do nosso convívio do dia a dia/Com nossos amigos, nossos parentes/As pessoas que nos davam alegria/Agora só vemos nas redes sociais/A verdade é que somos sobreviventes/Dessa agonia/Dessa pandemia/Mas há uma energia que nos leva em frente/A esperança de retornarmos um dia/Aos bons e velhos tempos normais. (Carlos A. Behar – Zero Hora) 

PILULAS DIGITAIS:

 Se os homens fossem anjos, não precisariam de governos. (James Madison)

A política não é a arte do possível. Consiste em escolher entre o desastroso e o intragável. (John K. Galbraith)

Anular processos apaga a história da corrupção do PT no Planalto?

Queria te dar um presente, mas não sei como embrulhar um psiquiatra.

O capitalismo é tão cruel, que o cidadão tem medo de perder o emprego ou negócio e não tem medo de morrer.

Se os cães falassem, todas as marcas de ração já teriam falido. (Carlos Castelo)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também