Os projetos da sucessão Presidencial

Reprodução

PONTO FINAL: Quando Fahad Jamil se dedicava ao contrabando de café, tido como simples calote ao fisco, a opinião pública era condescendente até com seus tentáculos na política (fronteira do Brasil com o Paraguai em Ponta Porã).  Mas depois que ele embarcou em outras demandas tudo mudou. Como no final daqueles filmes de aventuras – o ‘bem’ acaba vencendo. E deu no que deu.

NOVOS TEMPOS?  Eu não arriscaria a confirmar essa tese, mas de uns tempos para cá – fatos antes improváveis ocorreram aqui. Figuras ‘impolutas’, intocáveis, acabaram na cadeia ou tiveram seus nomes ligados a pratica de crimes diversos. O cidadão de mediana inteligência faz a leitura do que lê ou ouve e chega a ‘conclusões óbvias’.       

OPINIÃO: “ ( ) O fato é que, apesar de não parecer (e não parece mesmo), um Lula quase octogenário concorrendo pelo terceiro mandato de presidente deste Brasil varonil é uma oportunidade que, com alguma sorte e um pouco de juízo, não desperdiçaremos. Parafraseando Jane Fonda, Lula candidato é um presente de Deus para a direita. Só não vê quem não quer…”  (Paulo Polzooff Jr. / Gazeta do Povo)

CANALHA:  Adjetivo pesado que requer muito cuidado no seu emprego. Assistindo as entrevistas do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), impressiona o abuso no uso deste termo para atacar outros políticos. Baita incoerência de quem deveria passar a imagem de candidato equilibrado e preparado ao diálogo nacional. Com tanta acidez não agrega.

VALE TUDO! A ordem de Lula é priorizar a sua candidatura. Nos Estados o PT até abrirá mão de candidatura própria em prol de nomes fortes de outras siglas que apoiem o ex-presidente. Aqui no Estado poderemos ter uma situação surrealista e que provoca risos irônicos por antecipação. Mas lembro: Engolir sapos faz parte do jogo político.

A PROPÓSITO:  Com a decisão do STF questiona se a absolvição de Lula garante o perdão do eleitor pelos atos denunciados no processo (com falhas técnicas) mas sem apreciação do mérito. No imaginário popular valem sim as delações, as apreensões de dinheiro e a conclusão de que a corrupção existiu mesmo Lula ‘não sabendo de nada’.

ENFIM…Não se apaga a história verdadeira com uma simples canetada anulando processos e decidindo pela parcialidade do Juiz Moro. A imagem do STF para a opinião pública brasileira é péssima. É o inverso do que o brasileiro pensa do magistrado que empreendeu a maior operação contra a corrupção do dinheiro púbico. O STF quer transformar em vilão o nosso herói Moro desmontando a Lava Jato.   

MEMÓRIA:  A Lava Jato gerou 278 sentenças e recuperou R$4,3 bilhões (1/3 do total desviado) na maioria através de acordos penais e delações premiadas. Agora, centenas de condenados e réus já planejam ações para reverter a situação. Lembro: São 7 os ministros nomeados pelos dois governos do PT e que tem retribuído com gratidão impar votando também pelo desmonte da Lava Jato.  

CARLOS MARUN:  Em entrevista o ex-ministro defende uma posição mais ativa dos partidos do centro, inclusive do MDB. Alegou que ‘o Governo Temer é uma obra inacabada’, dando margem às várias interpretações. Nos bastidores fala-se que o Planalto teria solicitado a vaga de Marun no Conselho da Itaipu Binacional para acomodar novos acordos políticos com o ‘Centrão’.

CONVENIÊNCIA: É notória a posição impoluta de Marun quando se trata de defender o ex-presidente Temer e o deputado Eduardo Cunha, ambos do MDB. Mas tem evitado entrar na discussão do mérito da prisão e processos (Lama Asfáltica e cia) contra o ex-governador Puccinelli (MS) – seu outro padrinho. Não dá murro em ponta de faca, escolhe onde pisa.  

‘ENERGIA E ESPERANÇA’:  Hoje em dia estamos ausentes/Do nosso convívio do dia a dia/Com nossos amigos, nossos parentes/As pessoas que nos davam alegria/Agora só vemos nas redes sociais/A verdade é que somos sobreviventes/Dessa agonia/Dessa pandemia/Mas há uma energia que nos leva em frente/A esperança de retornarmos um dia/Aos bons e velhos tempos normais. (Carlos A. Behar – Zero Hora) 

PILULAS DIGITAIS:

 Se os homens fossem anjos, não precisariam de governos. (James Madison)

A política não é a arte do possível. Consiste em escolher entre o desastroso e o intragável. (John K. Galbraith)

Anular processos apaga a história da corrupção do PT no Planalto?

Queria te dar um presente, mas não sei como embrulhar um psiquiatra.

O capitalismo é tão cruel, que o cidadão tem medo de perder o emprego ou negócio e não tem medo de morrer.

Se os cães falassem, todas as marcas de ração já teriam falido. (Carlos Castelo)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também