Pequenas e médias empresas são as maiores usuárias de IA, revela pesquisa

Para mais de 80% dos respondentes, a relevância dessas ferramentas deve crescer, mas nunca se sobressaindo em áreas onde o fator humano é fundamental

Um levantamento realizado pela plataforma Pipedrive, de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM na sigla em inglês), revelou que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão se destacando como as maiores usuárias de Inteligência Artificial (IA) no mundo corporativo. De acordo com o State of Sales and Marketing Report 2023/2024, que abrange dados de vários países, incluindo o Brasil, 42% dos colaboradores de empresas com até dez funcionários já incorporam ferramentas de IA em suas rotinas de trabalho.

Esse percentual é significativamente maior do que o observado em empresas de médio porte (com 11 a 100 funcionários), que apresentam uma taxa de adesão de 37%, e nas grandes corporações (com mais de 100 colaboradores), onde a utilização de IA cai para 23%.

A pesquisa, que foi conduzida ao longo dos últimos 12 meses com entrevistas a vendedores, fundadores e CEOs de diferentes setores, aponta que a principal motivação para a adoção de IA nas PMEs é a otimização do tempo. “A Inteligência Artificial está se tornando crucial para acelerar processos e melhorar o networking, especialmente para empresas menores que buscam escalar rapidamente”, afirmou Dominic Allon, CEO da Pipedrive.

Os dados também destacam que 76% dos profissionais acreditam que a IA terá um impacto positivo em suas funções no futuro, com apenas 8% expressando receio sobre possíveis demissões devido ao avanço da tecnologia. Para 83% dos entrevistados, as ferramentas de IA devem se tornar ainda mais relevantes no ambiente corporativo, embora seu uso não deva substituir a interação humana em áreas onde essa interação é essencial.

Apesar dos desafios na implementação de novas tecnologias, as PMEs estão se destacando como protagonistas na transformação digital, utilizando IA não apenas para automatizar tarefas mas, também, para expandir sua rede de contatos e melhorar a eficiência de seus processos internos.

A tendência é que a Inteligência Artificial continue sendo um fator essencial para a competitividade no mercado, especialmente para empresas de menor porte que buscam inovação.

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