Pílula Anticoncepcional: Por que ela pode falhar?

Ainda há muitas dúvidas sobre como prevenir uma gravidez indesejada. Todo mundo já ouviu uma história de alguma mulher que tomava a pílula anticoncepcional e mesmo assim descobriu que estava grávida. O que talvez a maioria não saiba, são os fatores que contribuem para reduzir a eficácia do medicamento.

Segundo a Dra. Erika Kawano, ginecologista e obstetra da Clínica Mantelli, a maioria dos casos que o contraceptivo falha é por conta do comportamento humano. “Há mulheres que esquecem do horário e dia de tomar ou após a pausa em que ocorre a menstruação não recomeçam a nova cartela na data correta. Já outras param de tomar porque ficam com medo dos efeitos colaterais, o que é até compreensível, mas esquecem de se protegerem de outra maneira e sem querer a gravidez acontece”, explica.

Outra situação muito comum é o efeito do comprimido diminuir devido ao uso de algum medicamento que de fato é capaz até mesmo de cortar a eficácia, como os antibióticos, antifúngicos ou anticonvulsivo, principalmente em pílulas de baixa dosagem hormonal. “Antes de escolher o anticoncepcional é necessário conversar com o médico para ele avaliar seu estado clínico e histórico familiar”.

“A dica da ginecologista é usar o método adequadamente, sempre no mesmo horário sem  esquecer e caso haja o esquecimento ou a paciente esteja tomando outro medicamento que tire o efeito o ideal é se proteger contra a gravidez com a camisinha. Segundo estudos, apenas 0,3% das mulheres que tomam anticoncepcional corretamente engravidam”, finaliza.

Fonte: Saúde em Dia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também