O dia primeiro de maio é feriado no Brasil. Nesta data é comemorado o Dia do Trabalhador. A data não é importante apenas no Brasil, mas é uma celebração em outros países da América Latina, no México, em quase todas as partes da Europa Ocidental e da África, na Rússia, na Índia e China.
Ao contrário do que se imagina, o dia do trabalhador não é somente para descanso. Historicamente, a data marca um dia de protestos e manifestações, e a tradição segue sendo realizada em diversas localidades.
Por que 1º de maio é Dia do Trabalhador?
O dia 1º de maio é considerado Dia do Trabalhador porque, nesta data, em 1886, trabalhadores realizaram diferentes manifestações nas maiores cidades dos EUA para pedir a redução da carga horária de trabalho, que durava em torno de 16 horas por dia.
A notícia sobre os protestos se espalhou pelo mundo. Em 1890, na Europa, a data já marcava protestos em diferentes cidades do mundo. Atualmente, mais de 80 países comemoram o dia do trabalhador em primeiro de maio.
Qual é a origem do 1º de maio?
Cerca de 300 mil trabalhadores tomaram as ruas de diferentes cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova York, Chicago, Detroit e Milwaukee, no dia 1º de maio de 1886. Eles reivindicavam redução da jornada de trabalho através do slogan “Eight-hour day with no cut in pay” (“diária de oito horas sem redução no pagamento”). Em pouco tempo, uma greve geral se instaurava no país com essa mesma reivindicação.
Entretanto, os rumos dos protestos tomaram uma direção inesperada. No dia 4 de maio, manifestantes se reuniram na praça Haymarke, em Chicago, mas foram surpreendidos pela polícia local. Um confronto foi iniciado e quatro trabalhadores e sete policiais morreram durante o conflito. As autoridades invadiram sindicatos e mandaram prender vários líderes sindicais acusados de incitar a violência policial.
Foram a julgamento oito sindicalistas, desses sete foram condenados a pena de morte. A execução de quatro dos acusados aconteceu em 1887. São eles: os sindicalistas Adolph Fischer, George Engel, Albert Parsons e August Spies. Em 1893 o governador concedeu perdão aos sobreviventes por acreditar que o julgamento foi mal conduzido.
Influência dos protestos de maio de 1886
A repercussão dos protestos e do julgamento ganhou o mundo e os sindicalistas foram considerados símbolo da luta trabalhista e vítimas da brutalidade policial. Assim, a luta por melhores condições de trabalho se espalhou pelo mundo e a data primeiro de maio tornou-se bastante simbólica.
O dia primeiro de maio no Brasil, por exemplo, foi escolhido como o Dia do Trabalhador em 1925. Já em 1943, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.452, garantindo direitos básicos, como salário mínimo e duração da jornada de trabalho. A data também foi escolhida de forma proposital, levando o histórico de luta trabalhista que ela envolve.
Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva