Pré-lançamento do livro de poesia “Débeis Brumas”, de Rafael Dias, pela Urutau (SP), sobre o conceito da Névoa (Nebel) em Walter Benjamin 

Obra selecionada em chamada pública de originais pela editora paulista voltada à Região Sul, além do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já nasce com destaque em alguns prêmios literários nacionais

O jornalista e doutor em Filosofia Rafael Dias faz o pré-lançamento do seu aguardado livro de poesia, Débeis Brumas, pela Editora Urutau (São Paulo). Com prefácio de Raul Antelo, renomado ensaísta e professor titular em Literatura Brasileira da UFSC, e texto de orelha assinado pelo professor de Teoria Literária e Literatura da UFS Fernando de Mendonça, Débeis Brumas já desponta como uma obra de destaque no cenário literário.

Em junho deste ano, o poema-título, “Débeis brumas”, foi premiado pela Afeigraf, a Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Industria Gráfica, com sede em São Paulo, tendo sido lançado em coletânea nacional durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em setembro passado. O poema, ainda, sagrou-se finalista da 36ª Noite da Poesia, concurso literário da UBE/MS, em agosto.

Livro homônimo, já em pré-venda, “Débeis brumas” é resultado da pesquisa de doutorado de Rafael Dias, intitulada “Névoa e a dialética alegórica da imagem: uma leitura constelar em torno da fantasmagoria, da poeira e do limiar na teoria do conhecimento de Walter Benjamin” (PPGFil-UFSC, 2023). Nesta edição pela Urutau, Dias apresenta um olhar poético-filosófico sobre o informe, o tênue e o diáfano, explorando as fronteiras entre o real e o imaginário em versos que evocam elementos como a bruma, a poeira e a neblina.

Dias descreve o processo criativo: “Procuro, em meus versos, dar vazão à eloquência daquilo que vem, ou seja, tudo o que chega à nossa percepção como fenômeno quase imperceptível: as cores, os sons inauditos, as formas breves, as auras, mas, sobretudo, as coisas esquecidas e menores, tais quais a poeira, a névoa e, por fim, a bruma”, comenta.

Com 15 poemas, incluindo Rosa-do-desertoSilente nevoeiro e Ar-recifes, que evocam traços mnemônicos em suas experiências de vida por várias regiões do Brasil (Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste), além de referências mitológicas e intimistas, o livro revela uma delicada reflexão poética sobre a fragilidade do mundo e os mistérios que o permeiam. Débeis Brumas oferece uma experiência lírica que mescla filosofia, literatura e um apelo estético profundamente sensível às nuances do quase invisível.

Sobre o autor

Rafael Dias vive dialéticas territoriais. Nascido em Niterói (RJ), mudou-se com apenas um ano de vida para Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e, ao fim da infância, migrou para Recife. Na capital pernambucana, formou-se jornalista e mestre em Comunicação pela UFPE. Posteriormente, foi a Florianópolis, onde obteve seu PhD em Filosofia pela UFSC e formou-se professor. Atualmente, reside no Mato Grosso do Sul, onde atua como docente concursado.

O autor do livro é, ainda, membro do Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben), aprovado pelo CNPq, desde 2012, e coorganizador do livro “Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses”, de 2019, via edital Funcultura/Governo de Pernambuco. Débeis Brumas, cujo poema-título venceu o Prêmio Literário Afeigraf 2024 (São Paulo) e foi um dos dez finalistas da seção estadual na 36ª Noite da Poesia, o tradicional concurso literário da UBE-MS, marca sua estreia na literatura.

Sobre a editora

Criada em 2015, a Urutau é uma editora independente com sede em São Paulo, Brasil, e em Lisboa (Portugal), além de ter atuação na Galiza, comunidade autônoma na Espanha. Com um catálogo diversificado que inclui obras de literatura, artes visuais, acadêmicos, infanto-juvenis, traduções, política e fantasia, a editora acredita no papel político da literatura como uma forma de dar voz às vozes silenciadas das ruas. O compromisso da Urutau é com a multiplicidade e a revelação de novas perspectivas, promovendo autores que dialogam com as complexidades do mundo contemporâneo.

Um reflexo disso são os recentes prêmios angariados pela casa editorial paulista. Os escritores Aramyz, Eli Carrias e Tom Correia comemoraram a lista do Oceanos como semifinalistas em edições anteriores, e mais uma vez, agora em 2024, a Urutau emplacou outros seis semifinalistas neste que é o maior prêmio da língua portuguesa, eis eles: Fellipe Fernandes F. Cardoso, Luciana Annunziata, Flora Lahuerta, Jorgeana Braga, Piero Eyben e Rogério A. Tancredo. Recentemente, Giulia Barão foi laureada com o Açorianos. E sagraram-se finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2024 Beatriz Reis e Giovana Proença. E no Prêmio Jabuti 2024, com David Oscar Vaz, Felipe Julius, Matheus Rodrigues Gonçalves e Wladimir Vaz Mourão.


Serviço:
Livro de poesia Débeis Brumas, de Rafael Dias
Editora Urutau (São Paulo), 60 páginas, brochura, formato 14×19,5cm, papel polén 90g, 1ª ed., outubro de 2024; prefácio de Raul Antelo (UFSC) e texto de orelha de Fernando de Mendonça (UFS)
Valor: A partir de R$ 35,00, com opções em PDF, físico, autografado, combos de livros etc.
Mais informações: https://benfeitoria.com/debeis

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também