Prefeita Adriane Lopes lança pacote inovador para a Educação e socorre comunidade do Mandela

Reprodução

A administração da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), deu uma guinada de 180 graus na última semana com o lançamento de um pacote inovador para a Educação municipal e socorrendo os moradores da comunidade do Mandela que tiveram os barracos destruídos por um incêndio. Em duas tacadas de mestre, a gestora municipal conseguiu ganhar pontos junto à população campo-grandense, dando mais um passo rumo à reeleição em 2024.

Na noite de segunda-feira (20), ela lançou o maior pacote de ações na história da educação municipal da Capital, anunciando a construção de 166 novas salas modulares nas escolas, mais 6.600 novas vagas na Reme (Rede Municipal de Ensino) em 2024, contratação de mais de 300 professores, instalação de energia solar e instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as unidades escolares municipais.

Responsável pelo planejamento desse marco histórico, que se traduz em uma evolução de 16 anos em apenas 16 meses de investimento no setor, a prefeita Adriane Lopes fez o anúncio das medidas durante solenidade no Parque Tarsila do Amaral, que reuniu autoridades, secretários municipais e representantes da Educação da Capital, como a ACPMS (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública).

Para 2024, a Prefeitura irá entregar 205 parquinhos e brinquedos lúdicos pedagógicos para todas as unidades escolares, além de providenciar energia fotovoltaica para todas as unidades e instalar ar-condicionado em todas as escolas municipais. São mais de 4 mil aparelhos que serão adquiridos pelo Executivo Municipal. Ainda no mês de fevereiro, a Prefeitura vai entregar as obras das Emeis Jardim Inápolis e São Conrado.

As 166 novas salas modulares possuem 48 m² – espaço suficiente para 20 alunos – equivalente a 6.600 novas vagas. Além disso, a Prefeitura vai entregar novos uniformes e kits escolares para o início das aulas dos 111 mil estudantes. Com investimento em tecnologia, o total de 1.095 notebooks serão entregues para diretores e coordenadores da Reme; mais 899 estações de trabalho (computadores) para a Semed. Também é prevista uma Sala de informática itinerante.

“Hoje nós estamos aqui para lançar o maior pacote de investimentos da história da educação dessa cidade. Quando eu disse, ao assumir essa gestão, que educação é prioridade, eu não estava brincando. Eu não vim prometer, eu vim fazer com que a educação de Campo Grande se torne referência nacional. Eu sou mulher, eu sou mãe e eu sei as dificuldades que as mulheres passam quando precisam de uma vaga em uma escola. Nós sabemos o quanto é importante a educação na vida de uma criança. Eu sou fruto da educação. E quando eu falo na Capital das Oportunidades, eu não posso falar na Capital das Oportunidades sem pensar na educação, que transforma as vidas para o futuro dessa cidade”, frisou a prefeita Adriane Lopes.

Os investimentos de apenas 16 meses resultam numa evolução de 16 anos se comparado aos investimentos das últimas décadas no setor. A educação municipal de Campo Grande teve inúmeros ganhos desde o ano passado, da parte pedagógica à estrutural, como a revitalização simultânea das 205 unidades escolares, renovação de frota de veículos, novos mobiliários, ampliação do número de vagas, implantação do Ensino Médio no Distrito de Rochedinho com construção de salas de aula, entre outras ações que visam melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos 111 mil alunos e dos servidores.

O programa Juntos Pela Escola investe R$ 40 milhões na revitalização das 205 escolas simultaneamente. Essas escolas receberam manutenção, reparos, acessibilidade e nova pintura após anos de funcionamento. São 106 Emeis (Escolas de Educação Infantil) e 99 de Ensino Fundamental que serão contempladas com as ações. Na estrutura pedagógica, os alunos do 5º ano têm suporte de leitura e escrita no projeto Aprender Mais na Reme, no contraturno das aulas.

Com a nova EJA (Educação de Jovens e Adultos), o total de 10 escolas oferecem a modalidade e uma delas, a Escola Osvaldo Cruz oferece nos 3 períodos. Os alunos também realizam o Simulado Reme, que avalia o conhecimento e a dificuldade de aprendizagem para preparar para a avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Além disso, a Prefeitura entregou para a Semed uma frota de 21 veículos leves, uma pickup, uma caminhonete e um ônibus com ar-condicionado. Também foram adquiridos 35.065 mobiliários e bebedouros novos.

Para melhorar a qualidade da merenda, a Prefeitura fez a entrega de novas panelas, caçarolas e armários para as unidades escolares, depois de 10 anos sem uma renovação nestes itens. Em 14 de dezembro acontecerá a 1° eleição de diretores nas Emeis da Capital. O feito também é inédito e um pedido antigo da comunidade escolar. A posse de secretários escolares das Emeis neste ano de 2023 atende a um anseio antigo da categoria.

Sobre a segurança nas escolas, os programas Ronda Escolar e Educação+Segura com o botão do pânico, desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), obtiveram resultados positivos com a presença de Guardas Civis Metropolitanos (GCM) no ambiente escolar, com 10 viaturas fixas, com equipes completas para atender as escolas de Campo Grande. A prefeitura também reforçou a segurança em 90 unidades escolares com a presença diurna de guardas civis metropolitanos.

Na tecnologia ainda, foi desenvolvido pela Agetec o “Portal Reme” com entrega do novo sistema de “Planejamento online”, além do aperfeiçoamento do sistema de matrícula online e módulos de apoio e a criação dos painéis de gestão estratégica, com informações relevantes para a tomada de decisão e já em uso pelos gestores da Reme. A Prefeitura sancionou o projeto de lei da recomposição salarial do piso do magistério, que iguala o salário em 70% ao piso nacional. O aumento é de 14,95%, sendo feito de forma escalonada, 5% pagos em outubro, em janeiro de 2024 e 4,95% em maio de 2024.

Em setembro de 2024, será incorporada a reposição de 30% do reajuste anual do piso nacional para o ano de 2024. No mesmo ano, em dezembro, terá a reposição de 70% do reajuste anual do piso nacional para o ano que vem. Atualmente, a Reme tem 110.323 alunos, um aumento de 3.043 alunos, em comparação com 2022. Para 2024, a Prefeitura anunciou a abertura de 5 mil vagas nas Emeis da Capital com cadastro de matrícula on-line e pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br. O telefone 0800 615 15 15 agora aceita ligação por celular e facilita ainda mais o acesso às informações sobre datas, matrículas e rematrículas.

Mandela

Nesta quinta-feira (23), a prefeita Adriane Lopes reforçou para os moradores da Comunidade do Mandela o compromisso de manter os atendimentos realizados pelas equipes da Prefeitura de Campo Grande devido à destruição dos barracos pelo fago e de finalizar o processo de regularização fundiária de todas as famílias do local.

Ela conversou com os moradores e explicou que o Executivo definiu quatro áreas em um raio de 3 km próximo à comunidade. Ao todo serão 38 famílias alocadas no Bairro José Tavares, 33 no Iguatemi 1, 30 famílias no Iguatemi 2 e mais 32 famílias no Bairro Talismã, garantindo a dignidade com regularização fundiária imediata a 133 famílias da Comunidade.

“Nossas equipes não saíram daqui e continuamos o atendimento. Mas a urgência maior era definir os locais que as famílias serão realocadas. Passamos o fim de semana e todos esses dias estudando com nossa equipe técnica e com nossos parceiros, a exemplo da Câmara, as melhores áreas para levarmos as famílias. Nós vamos levar vocês para áreas que tenham infraestrutura, asfalto, esgoto, escola, CRAS e unidade de saúde”, declarou a prefeita.

O anúncio sobre o plano emergencial foi feito na última terça-feira (21), em coletiva no Gabinete da Prefeitura, que contou com a presença das lideranças da comunidade. A Prefeitura pretende alocar essas pessoas em áreas que atendam os critérios técnicos, jurídicos, com toda infraestrutura garantida como rede de esgoto, drenagem e asfalto, além de escolas, Cras e posto de saúde. Nesse novo modelo de gestão, a administração visiona o futuro dessas famílias e o futuro de Campo Grande, por isso, a chefe do Executivo Municipal explicou às famílias que a administração municipal pensa em desenvolvimento urbano humanizado.

“Queremos nossas crianças na escola, e por isso também vamos alocar as famílias que já possuem os filhos matriculados na escola integral na região próxima ao Mandela numa área mais próxima. Essas áreas foram definidas em um raio de 3 quilômetros do Mandela, pois aqui é Área de Preservação Permanente, há uma mata fechada e um córrego, por isso a necessidade de recomeçar em novas áreas”, afirmou.

Dentre essas, 133 famílias, que já possuem todos os documentos em ordem devido ao processo de regularização fundiária iniciado no ano passado, serão encaminhadas para seus lotes de imediato, sendo que 100 já estão com recurso garantido para construção imediata e 33 receberão kit construção.

Representantes das concessionárias de energia elétrica e água também se comprometeram a dar celeridade na garantia dos direitos nas novas habitações. Estima-se um prazo de aproximadamente 10 dias para a divisão dos lotes e a instalação de água e energia elétrica na região. A partir desse momento, as famílias cadastradas e regularizadas receberão o benefício Credihabita, que visa conceder financiamento para aquisição de materiais de construção, bem como assistência técnica destinada à construção, ampliação, reforma e regularização edilícia de unidades habitacionais.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também