Especialista na área de moda do Senac EAD indica quais serão as cores em destaque no vestuário, acessórios, estruturas e modelos de bolsas
Para quem gosta de moda, as mudanças de estação durante o ano são sempre momentos muito aguardados. A cada ciclo, profissionais do setor, elaboram coleções personalizadas para passarelas e lojas, prontas para completarem os armários das fashionistas espalhadas pelo mundo.
A coleção primavera/verão 2025 está chegando e, com ela, muitas tendências de vestuário feminino devem surgir e se consolidar para os próximos meses de calor. Quais serão as cores em alta nesse período? E os acessórios, quais usar?
Renata Braga Artacho, docente nos cursos de moda do Senac EAD, acredita que as cores predominantes, mais comentadas e que já estão presentes nas vitrines, serão: o amarelo manteiga, o azul pálido, verde pistache, assim como tons de bege e crus, considerados neutros. “É importante lembrar que as cores mais vivas como laranjas e vermelhos também podem compor os looks da nossa primavera/verão”, completa.
Lenços em bolsas em alta
Sobre os acessórios do momento, a docente do curso de Estilo e Imagem Pessoal do Senac EAD revela que, para o verão de 2025, os lenços estarão em alta, combinando praticidade com estilo. “Os lenços serão estilizados de várias maneiras para maximizar seu uso e isso inclui usá-los como turbantes, cintos ou até mesmo como tops, refletindo a tendência de peças de moda multifuncionais que podem ser adaptadas a vários looks”, comenta.
Artacho, que também é consultora de moda e imagem pessoal, diz ainda que a aposta para quem se interessa por bolsas será naquelas em formato de meia lua, além das “bolsas em crochê com fios grossos e bolsas retangulares, que são as que mais marcam esta estação”. No que se refere aos calçados, detalhes e aplicações que seguem em alta são laços com toque romântico, pedrarias para acrescentar glamour e sofisticação aos looks, assim como pérolas, para o clássico moderno.
No ambiente corporativo
A moda também está presente no mundo do trabalho, uma vez que a maneira de se vestir é um dos fatores com os quais as empresas mundo afora se preocupam, muitas vezes estabelecendo os chamados dress codes para seus funcionários.
Na opinião de Renata Artacho, na área corporativa, sempre deve prevalecer o bom senso e um conhecimento adequado da organização para a qual se trabalha. “Penso que, com relação a dress codes, deve-se observar se a empresa tem código de conduta que aborde este assunto, assim como qual é a área de atuação da empresa. Muito ‘fashion’ pode passar a impressão de futilidade, enquanto algo muito formal, com cores muito fechadas, pode passar uma mensagem de seriedade exagerada”, pontua.
Ainda assim, a docente destaca algumas peças que não podem faltar no guarda-roupas de nenhuma mulher que atua no mercado de trabalho. “Peças com acabamentos em alfaiataria como blazer, saias retas ou levemente evasê, calças retas, vestidos – nada justo ou modelando o corpo. Lenços e echarpes podem compor esses looks, com colares de pérolas (ou que lembrem as mesmas). Bolsas em tamanho médio, já que geralmente a mulher executiva tem material de trabalho para transportar nelas. Os sapatos podem ser o clássico scarpin ou então sandálias mais fechadas, com saltos-bloco, que trazem mais conforto”, exemplifica.
Para completar, “cabelos bem penteados, com pomadas finalizadoras que evitam o frizz, maquiagem suave, pele bem-feita. Batons neutros, unhas lixadas, esmaltadas ou com base. Se gosta de usar perfume, indica-se os mais suaves para ambientes fechados”, conclui a especialista.
Sobre o Senac EAD
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil e apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.