Projeto “Escambo UBU Fronteiras do Mato Sul” chega à sua sétima cidade

Mundo Novo recebe teatro e intercâmbio cultural na Escola Municipal Carlos Chagas.

Nesta terça-feira (29), o palco é a Escola Municipal Carlos Chagas, em Mundo Novo, que abre suas portas para receber o espetáculo “A Pelega e a Porca Prenha – episódio: Na Mata do Pequi”, às 8h30, seguido por um workshop de vivências artísticas às 9h40. Localizada na Rua Vilarino Jorge, nº 397, no Bairro Fleck, a escola deve reunir mais de 300 crianças, de 6 a 15 anos, para viver essa experiência única.

O Grupo UBU, conhecido por sua vocação itinerante, está na estrada com o projeto “Escambo UBU Fronteiras do Mato Sul”, uma travessia cultural que transforma fronteiras em pontos de encontro. Contemplado pelo edital Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional, da Funarte, via Bolsa Myriam Muniz de Teatro, o projeto reafirma seu compromisso em levar teatro a territórios onde a cena cultural raramente chega — mas onde a cultura pulsa, resiste e espera.

“Circular pelo Brasil com um projeto cultural é um desafio imenso, mas extremamente gratificante. Estamos muito felizes por chegar a essa segunda etapa do projeto, cumprindo cada cidade com muito empenho e trabalho em equipe. Quero agradecer especialmente ao Edner Gustavo e à equipe de bastidores — Nathália Maluf, na operação de iluminação, Nilce Maciel, na sonoplastia, e Kelly Queiroz, nossa mediadora de vivências — que tornam tudo isso possível. Em breve, seguiremos para a terceira e última fase, que nos levará até Minas Gerais, São Paulo e a região leste de Mato Grosso do Sul”, celebra Anderson Bosh, diretor do Grupo UBU e proponente do projeto.

Turnê – O Grupo UBU carrega em seu DNA o espírito de atuar de forma itinerante, rompendo a lógica dos grandes palcos. Escolas, praças, centros comunitários: são esses os espaços que recebem o teatro do grupo, sempre guiado pela escuta atenta das comunidades que visita.

Para o secretário adjunto de Educação, Cultura e Esporte de Mundo Novo,  Wellington Cavalheri,a escolha de trazer o Escambo UBU para o município vem de um desejo real de aproximar crianças e jovens da cultura. “O que nos motivou a trazer o projeto aqui para o nossa cidade é justamente o difícil acesso a espetáculos e apresentações culturais. Queremos proporcionar às crianças, jovens e adolescentes esse contato mais próximo com a arte, algo que, muitas vezes, eles não têm oportunidade de vivenciar no dia a dia”.

A realidade de Mundo Novo, como muitas cidades do interior, ainda impõe desafios. “Temos um anfiteatro, mas não temos uma cena teatral ativa, um grupo de teatro. Projetos como o Escambo UBU suprem essa necessidade e, mais do que isso, podem despertar o interesse da juventude em construir uma relação mais próxima com a cultura”, completa o secretário.

Política Pública – Com financiamento da Funarte, vinculada ao MinC – Ministério da Cultura e ao Governo Federal, e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Setesc e do Governo do Estado, o projeto “Escambo UBU Fronteiras do Mato Sul” reafirma: o teatro não conhece muros — ele nasce para atravessá-los.

Os artistas já percorreram o caminho de Corumbá, Sonora e Chapadão do Sul (MS), Rondonópolis (MT), Chapadão do Céu (GO) e Terra Roxa (PR). Agora é a vez de Mundo Novo. Depois, ainda estarão por Ponta Porã, Paranaíba, Aparecida do Taboado (MS), São Sebastião do Pontal (MG) e Jales (SP), formando uma verdadeira costura de territórios, histórias e afetos, com a arte como fio condutor.

O projeto é uma realização do Grupo UBU, com gestão de produção de Anderson Bosh, produção executiva e logística de Douglas Moreira e Edner Gustavo, design gráfico, fotos e vídeos da dupla Helton Pérez e Hana Chaves (Vaca Azul), elenco formado por Anderson Bosh, Douglas Moreira e Edner Gustavo, música original e preparação vocal de Ewerton Goulart, montagem e operação de iluminação por Nathália Maluf, sonoplastia de Nilce Maciel, mediação de vivências por Kelly Queiroz, e coordenação pedagógica de Douglas Caetano.  Acompanhe a circulação do projeto e seus bastidores pelo Instagram (@grupoubu).

E, em Mundo Novo, as expectativas são as melhores possíveis, revela Wellington.”Queremos unir alunos de duas escolas municipais no dia da apresentação, para que todos os estudantes possam ser contemplados com essa vivência artística. Acredito que será um dia memorável para todos nós”, conclui.

Serviço:
Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul

Data: terça-feira (29 de abril)
Horário: às 8h30 e às 9h40
Local: Escola Municipal Carlos Chagas
Endereço:  Rua Vilarino Jorge, nº 397, bairro Fleck, Mundo Novo
Entrada gratuita | Classificação livre

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também