O espírito agregador de Rafinha já apareceu na apresentação. O lateral-direito aposta na liderança para ajudar os companheiros e promete aconselhar na evolução de Vanderson, seu concorrente principal na posição. Porém, também virou torcedor do Grêmio. Amigo de Douglas Costa desde os tempos de Bayern de Munique, está na expectativa pelo acerto.
No início da tarde desta terça-feira, o jogador de 35 anos concedeu a primeira entrevista oficial como reforço do clube. Assegurou estar bem fisicamente, mas precisa de alguns dias para ficar em condição de atuar. O que dificulta uma estreia no Gre-Nal de sábado.
Enquanto trabalha para vestir a camisa dentro de campo, Rafinha também se mexe fora. Quando acertava detalhes para fechar com o Grêmio, conversou com Douglas Costa. A dupla teve uma parceria de sucesso entre 2015 e 2018 no Bayern de Munique. O atacante, formado no Grêmio, passou referências ao lateral. Sem se meter no negócio, admite o sonho de reviver a parceria.
O Douglas é meu amigo há muito tempo. Tivemos uma passagem maravilhosa no Bayern. Ele me falou do tamanho do Grêmio. Jogarmos juntos novamente seria espetacular, mas foge do meu controle. Por mim, podia estar amanhã.
— Rafinha
Se aguarda Douglas Costa para encorpar o grupo, Rafinha sabe que terá como uma das atribuições a liderança do vestiário. A bagagem acumulada e o estilo descontraído são trunfos para ajudar os parceiros. Ainda promete dar conselhos para que Vanderson, um dos laterais que disputará posição, evolua na carreira.
O presidente Romildo foi muito feliz. Ele quer dar espaço aos jovens. Todo clube precisa disso. Em todo o time que passo, tenho um monte de filho. (Vanderson) Será mais um que procurarei ajudar.
— Rafinha
Rafinha atuará com a camisa 13, número que carrega ao longo da carreira. O contrato do lateral-direito será até o final da temporada. O lateral iniciou os treinamentos com o elenco na última segunda e não joga desde janeiro, quando ainda estava no Olympiakos, da Grécia.