Redes com expansão internacional em países remotos veem seus números crescerem fora do país

Franchising apresentou alta de 26,3% de operações fora do Brasil

Seja para expandir os negócios ou diversificar seus investimentos, apostar em franquias no exterior tem se mostrado uma boa estratégia. A expansão do franchising em outros países, segundo Pesquisa de Internacionalização realizada pela ABF, Associação Brasileira de Franchising, teve expressivo aumento na quantidade de operações em 2023. O estudo mostra que esse número subiu 26,3% de 2022 para 2023, período em que saltou de 1.717 para 2.175 operações. Enquanto a maioria das redes buscam investir em destinos globais tradicionais, existem marcas que adotam a estratégia de buscar por países  menos explorados. Esse mercado emergente de países fora do eixo Europa-América, por exemplo, está em crescimento e vem chamando atenção de investidores. Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de consultoria do Ecossistema 300 Franchising, apostar em franquias no exterior é uma estratégia eficaz para quem busca expandir seus negócios ou diversificar sua carteira de investimentos. “Esses mercados, com menos concorrência, apresentam oportunidades promissoras para quem deseja entrar antes da curva de expansão. Além disso, a demanda por produtos e serviços inovadores nesses países tem crescido exponencialmente, criando um terreno fértil para o desenvolvimento sustentável das franquias”, comenta.

Com inaugurações previstas na África para este ano, a CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, é um dos exemplos de redes que miram em destinos não tão procurados para internacionalização, já que nesse momento importante de internacionalização dos negócios brasileiros, a rede tem planos de chegar a todos os continentes e caminha para destinos não tão explorados pela maioria das redes brasileiras que se posicionam fora do país, como os continentes africano e asiático, por exemplo. 

“Levar a marca para todos os cantos do mundo é muito importante para nós. Com o aumento da atuação do franchising em outros países, enxergamos que esse movimento de internacionalização tem dado cada vez mais resultados. Fruto disso é nossa presença em países como Andorra, Arábia Saudita, Abu Dhabi, Kuwait, Angola, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Dubai, Espanha e França ”, destaca o CEO da CleanNew, Fritz Paixão. Em meio ao momento importante de internacionalização dos negócios brasileiros, a franquia vê  a operação crescer em todo o mundo, com previsão de faturamento  de R$96 milhões para 2024, sendo 30% de unidades fora do país.


De olho no cenário internacional, a 3,2,1 GO! é uma rede de franquias fundada em 2019, que é especializada em oferecer experiências de viagem completas para a Disney e outros destinos nacionais e internacionais. A rede possibilita trabalhar de qualquer lugar do mundo e tem franquia até no Nepal, no sul da Ásia. Para os próximos meses, estão previstas uma unidade na Flórida e outra em Portugal no início de 2025. A 3,2,1 GO! planeja faturar R$ 4 milhões até o final de 2024 e atua como consultora, cuidando de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada. A marca visa explorar o potencial do mercado de turismo em expansão e também atua com viagens para empreendedores que buscam fazer estudo de viabilidade de seus negócios fora do país. Com mais de 50 operações, a marca almeja crescer globalmente e visa a expansão no exterior.

Fotos

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também