Ao participar nesta sexta-feira (15) do Urban 20 (U20), o fórum dos prefeitos do G20 que acontece até este sábado (16) no Armazém da Utopia, no Complexo Mauá, no âmbito do G20 Social, o governador Eduardo Riedel abordou a questão da governança e do enfrentamento das mudanças climáticas no painel ‘Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível’.
“Trago dois grandes exemplos, o primeiro é em relação as queimadas no Pantanal. Falou-se no mundo inteiro sobre os incêndios no Canadá, na Europa, essa onda de calor que assolou a Austrália também, e não foi diferente no Centro-Oeste brasileiro, e em especial no Pantanal,” comentou.
Durante sua participação, Riedel disse que a capacidade de articulação da União, do estado e dos 12 municípios da região pantaneira, fez com que a catástrofe não fosse muito maior. “As condições de 2024 eram muito piores do que as condições de 2020, que fez naquele bioma o maior incêndio da história do Pantanal, com 3 milhões de hectares. E neste ano de 2024 com toda a condição, pior ainda do que a de 2020, nós conseguimos mitigar e minimizar os problemas ali ocorridos, com governança multinível”, disse o governador.
O trabalho conjunto e integrado, para conter e extinguir as chamas no bioma, que contou com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Marinha, Ibama e brigadistas, foi pontuado por Riedel. “A mensagem foi clara, de que o objetivo e o adversário era um só, o fogo. Com isso, a gente conseguiu criar soluções e dar resultado para um objetivo que era comum a todos”, destacou o governador.
Outro exemplo apresentado pelo Governador foi o mapa estadual de municípios que atuam em projetos carbono neutro. O programa ‘Roadmap Estado Carbono Neutro’, foi lançado em 2024 em Mato Grosso do Sul, para avaliar e desenvolver políticas climáticas em cada município, possibilitando ações prioritárias de suporte, benchmarking e capacitação. Dois terços dos municípios já foram mapeados, e os resultados serão apresentados no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas previsto para final de novembro. A meta é ter todos os municípios incluídos até março de 2025.
O G20 Social, foi aberto na quinta-feira (14) e vai até este sábado (16). Neste domingo (17), quando as atividades do G20 Social já estiverem encerradas, ocorrerá a plenária do U20, reunindo prefeitos e delegações de mais de 100 cidades, com presença do presidente Lula.
A Cúpula de Líderes do G20 acontece na segunda e terça-feira (18 e 19) no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, com as presenças das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.