Seminário Sobre Luto: Discutindo os Impactos da Perda Durante a Pandemia de COVID-19

O Núcleo de Estudo, Pesquisa, Assistência, Extensão e Apoio ao Luto do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Ebserh, em parceria com o Grupo de Apoio ao Luto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), convida a todos para participar do seminário “Luto e Perda: Reflexões e Acolhimentos”, que abordará os impactos relacionados à perda de entes queridos em decorrência da COVID-19.

O evento ocorrerá no dia 19 de outubro, às 14h, no auditório do bloco seis da UFMS, localizado ao lado da biblioteca central do campus de Campo Grande. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha declarado o fim da pandemia, as mortes continuam a ocorrer em menor proporção, e as perdas anteriores ainda são lembradas e sentidas. O seminário busca proporcionar um espaço de reflexão e acolhimento, considerando o contexto em que muitos não puderam se despedir adequadamente de seus entes queridos, devido às restrições impostas pela pandemia.

Palestrantes Confirmados:

  • Daiana Terra Nacer – Enfermeira e doutora em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo).
  • Marco Antonio de Mello – Médico intensivista e doutorando pela UFMS.
  • Janaína Siman Naki – Terapeuta ocupacional.
  • Edilson dos Reis – Coordenador do Grupo de Apoio ao Luto.

Durante o seminário, os palestrantes discutirão as complexidades do luto, ressaltando como a pandemia afetou o processo de elaboração da perda. Em uma apresentação sobre o evento, destaca-se: “No contexto em que o contato com outros seres humanos representava uma ameaça, aqueles que perderam pessoas amadas, muitas vezes não conseguiram vê-las, realizar rituais fúnebres ou ainda receber o acolhimento de pessoas próximas diante da perda. A morte estava cada vez mais próxima e presente no cotidiano, acontecendo de maneira inesperada e precoce, o que potencializava os riscos de sofrimento e as dificuldades no processo de elaboração do luto.”

O seminário representa uma oportunidade para que aqueles que enfrentaram a dor da perda possam encontrar apoio e compreensão, contribuindo para um processo de luto mais saudável e respeitoso.

Serviço:

  • Evento: Seminário “Luto e Perda: Reflexões e Acolhimentos”
  • Data: 19 de outubro
  • Horário: 14h
  • Local: Auditório do bloco seis da UFMS, ao lado da biblioteca central, Campo Grande
  • Inscrições: Não necessárias, participação gratuita
Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também