Receber telefonema de cobrança é chato, né? Imagina seu telefone tocar diariamente de 10 a 15 vezes por dia por cobranças irregulares, que você nunca fez. Pois é, é isso que a Universidade Anhanguera-Uniderp faz com diversos consumidores.
É só dar uma Googlada “Uniderp + cobrança irregular” e diversas matérias jornalísticas aparecem no seu feed. No site Reclame Aqui não é diferente. Muitas pessoas estão insatisfeitas com a situação e são infernizadas diariamente pelas ligações de cobranças.
Antonio Ueno é um deles. O cientista político conta que as ligações começam cedo e vão o dia todo. “Eles me ligam todos os dias me cobrando uma fatura de um tal de Sandro. Faz 60 dias que a empresa liga no meu celular fazendo essas cobranças . Tem dia que ligam 10, 15 vezes. Já falei educadamente que este celular não é da pessoa que eles estão fazendo a cobrança, que o número está errado, para retirarem da lista e eles seguem ligando”, afirma.
Ele conta ainda que chegou a ligar na Tesouraria da Universidade Anhanguera-Uniderp e que lá falaram que eles não tem controle sobre essas cobranças. “Controle para tirar meu número da lista eles não tem, mas para ligar diuturnamente sim”, reclama.
Outro problema é que eles ligam de um telefone diferente a cada chamada, assim não há nem como bloquear o número para não ser incomodado. “Eles não usam o 0300, que é usado por empresas de telemarketing, assim não temos nem como bloquear o número, ficando a mercê deles”, diz.
O estatístico disse que vai entrar na Justiça e pedir danos morais pelos constrangimentos e importunação que vem recebendo.
Outros casos
Casos como este são comuns na empresa. Ainda hoje foi feita uma publicação no Reclame Aqui, onde a consumidora conta estar recebendo mensagens em meu celular e via SMS da faculdade Anhanguera de cobranças indevidas.
“Bom dia! Atualmente estou recebendo mensagens em meu celular e via SMS da faculdade Anhanguera de cobranças indevidas ,porém nem sei o que se trata, tentei ligar na Central de relacionamentos da faculdade Anhanguera, mais o atendimento eletrônico chama e ninguém atende, pra me saber o real motivo das cobranças, sendo que não fiz nenhuma Matrícula na Faculdade Anhanguera e sim pedidos de informações dos cursos,e agora eles me envia boletos pra pagamento de Matrícula e mensalidades? Não entendo o real motivo das cobranças dos mesmo,nunca estudei nessa faculdade”.
Outro consumidor conta estar voltando com a mesma história. “Eu não fiz MATRÍCULA E VOCÊS NEGATIVARAM MEU NOME. Em maio reclamei aqui e disseram que iam excluir, pois até hoje me cobram e NEGATIVARAM novamente meu nome! Vocês são muito irresponsáveis”.
Em 2020, a 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) confirmou o direito à indenização por danos morais da acadêmica S.A.S., que teve cobrada pela Universidade Anhanguera Uniderp as mensalidades de seu curso mesmo sendo beneficiária de financiamento estudantil no valor de 100%.
Em 2018, matéria publicada na imprensa apontava que no Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) haviam mais de 1,1 mil reclamações registradas contra instituições de ensino. O principal motivo das queixas apresentadas pelos alunos eram cobranças indevidas e abusivas.