Vídeo: pesquisa aponta concorrência acentuada entre pré-candidatos nas eleições do ano que vem

O cientista político e diretor do Instituto Ranking Brasil Pesquisa, Tony Ueno
A Critica

Em entrevista ao Giro Estadual de Notícias na manhã desta quinta-feira (21), o cientista político e diretor do Instituto Ranking Brasil Pesquisa, Tony Ueno, fez um prognóstico para as eleições municipais do ano que vem em Campo Grande. Apesar da atual prefeita Adriane Lopes (PP) ter sido bem avaliada pela população na última pesquisa divulgada nesta semana, os nomes que surgem para a disputa mostram que a disputa deve ser bem acentuada.

“A corrida em Campo Grande está oficialmente aberta. A prefeita está obtendo uma ótima pontuação, assim como Beto Pereira. Tudo indica que a candidatura do PT será representada por Camila Jara, pois eles têm o desejo de renovar a imagem do Partido dos Trabalhadores no Mato Grosso do Sul. No entanto, para alcançar o sucesso, será necessário percorrer os bairros de Campo Grande, dialogar com os cidadãos, e nesse aspecto, uma base sólida formada pelo Lucas e Adriane confere uma vantagem considerável”, opina.

Para Tony, Adriane tem ampla vantagem por já estar inserida na máquina pública. “Ela possui recursos administrativos à sua disposição, incluindo secretários, funcionários nomeados e professores. É evidente que ela está realizando um trabalho com vista à sua reeleição. No final das contas, a população de Campo Grande sai ganhando, pois terá a oportunidade de escolher entre candidatos qualificados”, informa.

Pesquisa divulgada na segunda-feira (18), mostra que 32% dos entrevistados consideram a administração de Adriane Lopes como boa ou ótima, 38,5% declararam que é regular e 24,3% afirmaram que é ruim ou péssima, sendo que 5,2% não sabem ou não responderam.

Na comparação com a pesquisa de julho deste ano, a avaliação boa e ótima aumentou 0,5 ponto percentual, indo de 31,5% para 32%, enquanto a regular subiu 3,5 pontos percentuais, saindo de 35% para 38,5%, e a ruim é péssima caiu 0,7 ponto percentual, reduzindo de 25% para 24,3%.

O Instituto ainda questionou os entrevistados se eles aprovam ou desaprovam a prefeita Adriane Lopes e 58% disseram que aprovam, enquanto 38% falaram que desaprovam e 4% não sabem ou não responderam.

Além de Adriane e Beto, alguns nomes da direita aparecem como possível concorrentes de atual Chefe do Executivo Municipal: Capitão Contar, Marcos Pollon e Coronel David. Para Tony, o recente apoio da senadora Tereza Cristina (PP) a atual prefeita pode prejudicar os demais candidatos.

“Tereza Cristina já expressou seu apoio à prefeita de Campo Grande, que atualmente representa a administração e a ala política de direita na cidade. Com Tereza Cristina e a prefeita de Campo Grande, que também é líder de um segmento que compreende 35% da população da cidade – os evangélicos – a influência dos candidatos de direita. Em Campo Grande, a tendência é que o Partido Liberal (PL) realmente apoie a reeleição de Adriane Lopes, fortalecendo ainda mais a posição de Adriane”, explica.

Outro nome sempre presente nas pesquisas é o de André Puccinelli (MDB). Apesar de ser um nome forte, o pré-candidato ainda enfrenta uma ala de rejeição.

“É importante observar que Puccinelli, ao contrário de sua história anterior, não desfruta de grande popularidade como prefeito de Campo Grande. Foi um governador competente, com dois mandatos no cargo e foi um dos melhores prefeitos da Capital. Mas apesar disso, sua trajetória é marcada por desafios. Ele enfrentou problemas que envolveram até mesmo alguns de seus próprios colaboradores, que acabaram na prisão. Em face desses obstáculos, ele decidiu se afastar temporariamente, o que resultou em um significativo desgaste em sua imagem pública. Ele irá precisar avaliar todo o trajeto e contratar bons marqueteiros”, diz.

Para o profissional, o campo-grandense está cada vez mais participativo e opinativo no que diz respeito as eleições. “A população de Campo Grande é notoriamente democrática e ativa na política. Ela é engajada, cobra resultados e valoriza a participação, manifestando suas opiniões. Os cidadãos de Campo Grande têm um interesse genuíno na política e desejam ver melhorias efetivas […] Ser prefeito de Campo Grande é, sem dúvida, um privilégio e uma oportunidade valiosa”.

Tereza Cristina na presidência da República – Seis dias depois de o PP assumir o Ministério de Esporte, a senadora de MS foi aclamada como candidata do partido à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2026. O ato ocorreu em reunião da Executiva Nacional do PP, na noite da última terça-feira, 19, em Brasília.

Tony avalia que o nome de Tereza é muito forte e pode fazer um barulho nas eleições.

“A ministra revolucionou a agricultura no Brasil, deixando uma marca registrada. Hoje, o Brasil é reconhecido como o celeiro mundial de produção agrícola. Sua gestão à frente do Ministério da Agricultura testemunhou um crescimento substancial no agronegócio ao longo dos quatro anos em que esteve à frente da pasta. Como resultado, os admiradores da ministra da Agricultura sentem sua falta, e ela emerge como uma forte candidata à presidência, especialmente se o presidente Bolsonaro não puder concorrer nas eleições de 2026”, salienta.

DADOS

O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou a pesquisa no período de 10 a 16 de setembro deste ano junto a 2.000 moradores das sete regiões urbanas de Campo Grande com 16 anos ou mais de idade.

A pesquisa é do tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas com abordagem pessoal em ponto de fluxo populacional e domiciliar, tendo intervalo de confiança de 95% e a margem de erro máxima estimada foi de 2,75% para mais ou para menos.

RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

Contato: (67) 9 9968-0055/67 9 9962-3334

E-mail: [email protected]

www.rankingpesquisa.com.br

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 – FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 – INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 – RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também